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MensagemAssunto: Rock Climbing   Rock Climbing Icon_minitimeSeg Mar 15, 2010 8:21 pm

Tenho visto alguns sites, videos e fotos de 4x4 radical: Trial e Rock Climbing.
Pelo que vejo, são necessárias sérias modificações: suspensões, eixos, etc... alguém tem dicas sobre este assunto ?

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Que estradas tão beras, hehe, 200m à hora
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Land Cruiser é aquela máquina:
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Neste site vem alguns esclarecimentos sobre o material necessário
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MensagemAssunto: Re: Rock Climbing   Rock Climbing Icon_minitimeSeg Mar 15, 2010 9:01 pm

O Pedro Oliveira deve ter....
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MensagemAssunto: Re: Rock Climbing   Rock Climbing Icon_minitimeSeg Mar 15, 2010 9:47 pm

Acho que não conheço...
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MensagemAssunto: Re: Rock Climbing   Rock Climbing Icon_minitimeSeg Mar 15, 2010 10:01 pm

Ela vai passar aqui, mais cedo ou mais tarde...

É só uma questão de um pouco mais de paciência!
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MensagemAssunto: Re: Rock Climbing   Rock Climbing Icon_minitimeTer Mar 16, 2010 2:24 pm

Guitarras escreveu:
Acho que não conheço...
Pedro Oliveira, muito prazer.
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Estou a ver os vídeos...
Volto já.
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MensagemAssunto: Re: Rock Climbing   Rock Climbing Icon_minitimeTer Mar 16, 2010 2:58 pm

Este tipo de TT aproxima-se um pouquinho mais do que eu mais gosto de fazer, se bem que pedra pura e dura é sinónimo de muita despesa, não só em termos de preparação, como também no que respeita ao desgaste e danos no jipe. A pedra ganha sempre.

Estes homens dos vídeos estão a anos luz do TT que pratico. Estes são uns autênticos profissionais e com jipes com preparações brutais e muito vocacionadas para o chamado "Rock Crawling", ou Rock Climbing.


No mínimo acredito ser aconselhável:

Relação da caixa de transferências mais curta, ou incorporação de uma segunda redutora, super reduzida. Isto possibilita atacar os obstáculos a uma velocidade reduzidíssima com o máximo de binário disponível e praticamente sem utilizar a embraiagem. Não há embraiagem que resista muito tempo a este tipo de TT se estiver a ser constantemente utilizada.

Redução das relações de diferenciais. No meu GR de Portugal, troquei os grupos cónicos de origem (4,65) por outros mais reduzidos (5,43) e o resultado é muito satisfatório em termos de disponibilidade de binário mais cedo, compensando no processo o aumento do tamanho dos pneus. Serve para o mesmo propósito do ponto anterior.

Uma suspensão com grande capacidade de articulação e que permita que o chamado "cruzamento de eixos" tenha um grande curso, adaptando-se assim muito melhor aos altos e baixos dos obstáculos de forma a ter o máximo de contacto e de "grip" possível em qualquer altura.
O capítulo suspensão, para este tipo de TT, transforma-se numa
enciclopédia, da qual eu só ouvi falar... [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Uns pneus específicos para rock crawling de elevada aderência e maleabilidade, muito resistentes ao corte e que possam ser utilizados com pressões muito baixas (às vezes inferiores a 0,5 Bar) que garantam uma maior aderência e que se moldem à superfície da rocha. Para este tipo de pressões de pneumático, normalmente as jantes estão equipadas com um sistema "bead-lock", que mais não é do que um aro na jante que previne o descolamento do pneu.

Bloqueios de diferencial accionáveis a 100% quer à frente, quer atrás e se aplicável também no diferencial central.

Em termos de motor, o ideal é ter motores com muito binário a baixa rotação. Normalmente os motores mais rotativos não são muito indicados porque se pretende controlar a rotação de forma suave sem solavancos. Em termos de preparação a esse nível, não posso adiantar muito dadas as minhas francas limitações na área. Em Portugal, por exemplo, no GR estou a adaptar um turbo de geometria variável que substituirá o turbo original, tendo em vista obter uma maior disponibilidade de binário a rotação mais baixa. Há outras alterações que se costumam fazer para esse efeito que envolvem alterações nas touches, árvore de cames, bomba injectora com maior débito, turbo com pressões maiores, etc...

Complementarmente, há que montar uma série de protecções para que os danos provocados pela progressão sobre as pedras sejam minimizados.
Isto vai desde pára-choques de ferro, barras de protecção lateral para "rock sliding", roll-bar e roll-cage (vulgo Santo António, para protecção em caso de capotamento), protecções de cárter, depósito de combustível, caixa de velocidades e de transferências, coquilhas de protecção nos diferenciais, entre outras.

O rock crawling puro e duro é para mim a vertente mais dura do TT de trial. Duro em termos de grau de exigência técnica, de preparação das máquinas e para a carteira também! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Recordo que não sou especialista na matéria, apenas um curioso... [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
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MensagemAssunto: Re: Rock Climbing   Rock Climbing Icon_minitimeTer Mar 16, 2010 4:23 pm

Olá Pedro,

Muito Prazer.
Obrigado pelas dicas e ponto de vista.

Estive a ver a apresentação, belas fotos. Também já estive lá no morro do Bico do Kwanza, sítio espectacular.
As fotos da Tuga também são de tirar o chapéu...4x4 à séria.

De facto está fora do meu âmbito aqui fazer estas loucuras (extendendo-se as ditas aos custos de preparação, impensáveis aqui). Há uns rapazes que gostam de dar cabo dos carros, pelo que se pode apreciar nos vídeos [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Contudo há uma modificação que gostaria de fazer: Subir um puco a suspensão e aplicar uns amortecedores OME medium duty + molas + lift kit + chapas de protecção para a parte inferior.
Quanto aos sistemas de articulação para permitir maior flexibilidade da suspensão, gostaria de ter uma idéia de custos e peças necessárias (em Angola? talvez Namíbia... ou importar dos EUA)
Com isso poderia "atacar" práticamente os obstáculos do costume sem preocupações

No site que enviei fazem umas loucuras com 4Runners... fiquei louco com aquilo.

Bem, a ver se vamos em breve para a picada !!

Abraços
Guitarras aka Miguel Braz
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MensagemAssunto: Re: Rock Climbing   Rock Climbing Icon_minitimeTer Mar 16, 2010 4:32 pm

Eu não tinha razão?

Este Pedro é um Professor!
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MensagemAssunto: Re: Rock Climbing   Rock Climbing Icon_minitimeTer Mar 16, 2010 4:39 pm

Ora isso é que é!
Picada com fartura!
Eu prefiro da que se tem que fazer devagar e durante a tarde toda...
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Quanto a custos de preparação em Angola/Namíbia não posso dizer porque o meu GR daqui já veio preparado de Portugal, mas acho que já há várias possibilidades diferentes.
Sugiro que contacte o Pedro Jesus da Viprangola que tem uma loja de preparação TT que fica em Benfica, junto ao posto policial, onde vai dar à autoestrada.
Os contactos:
Pedro Jesus
923 722164 Pedro Jesus
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MensagemAssunto: Re: Rock Climbing   Rock Climbing Icon_minitimeTer Mar 16, 2010 4:42 pm

Cavaleiro do Asfalto escreveu:
Eu não tinha razão?

Este Pedro é um Professor!
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Fico grato pelo elogio, mas é um exagero, companheiro.
Tenho quase tudo para aprender e o que vou partilhando por aqui é só teoria de curioso!
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Vamos todos aprendendo uns com os outros e eu aqui já tenho aprendido bastante!
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MensagemAssunto: Re: Rock Climbing   Rock Climbing Icon_minitimeTer Mar 16, 2010 4:53 pm

Já falei com o Pedro Jesus e ele concerteza estará a fazer um bom preço para Angola, não duvido. No entanto estou a ver se consigo reduzir custos equacionando importar dos EUA ou Namíbia.
O Kit completo na Toyotaoffroadparts fica em USD 773, em PT só pelos amortecedores da frente pediram 750€ e o Pedro, ligeiramente acima dos 2.000 USD (já com mão de obra) [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
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