Angola OffRoad
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Angola OffRoad

Forum de Divulgação, Informação e Convivio
 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 RUY TURZA

Ir para baixo 
+11
Keijadas Malucas
Armindo Sá Silva
immase
Ruy Turza
Jorge Sa
bochinha
Carlos Guerra
lusoroo
CAMUNDONGO
Kioko
papabeer
15 participantes
AutorMensagem
papabeer
Administrador
Administrador
papabeer


Número de Mensagens : 5646
Idade : 60
Localisation : Luanda - Angola
Data de inscrição : 06/06/2007

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeQui Abr 08, 2010 10:46 am

RUY TURZA Imagem11
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/paulo.arroteia
papabeer
Administrador
Administrador
papabeer


Número de Mensagens : 5646
Idade : 60
Localisation : Luanda - Angola
Data de inscrição : 06/06/2007

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeSex Abr 23, 2010 10:22 am

Alguem aqui do Forum conhece este Angolano a correr no Brasil ??

Era interessante conseguir o contacto dele para o convidar a vir aqui ao forum expor as suas experiencias
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/paulo.arroteia
Kioko
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
Kioko


Número de Mensagens : 586
Idade : 60
Data de inscrição : 08/07/2009

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeSex Abr 23, 2010 10:57 am

Meu Mano
Infelizmente não conheço, mas é muito bom.
Espero que o possamos conhecer melhor.
ABRAÇÃO
Carlos Kioko
Ir para o topo Ir para baixo
papabeer
Administrador
Administrador
papabeer


Número de Mensagens : 5646
Idade : 60
Localisation : Luanda - Angola
Data de inscrição : 06/06/2007

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeSex Abr 23, 2010 11:36 am

Pelo que diz a publicação teve uma excelente participação e um lugar no podium

Para o pessoal de todo-o-terreno em motos e não só, era bom sabermos mais alguma coisa

Penso que o Ekuipa já ouviu falar deste piloto Angolano
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/paulo.arroteia
CAMUNDONGO
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas
CAMUNDONGO


Número de Mensagens : 140
Idade : 59
Localisation : Matosinhos / Portugal
Data de inscrição : 03/07/2009

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeSex Abr 23, 2010 1:01 pm

Papabeer,

Este piloto Angolano é membro activo do forum Mazungue, pelo que talvez aí se consiga o contacto.

Vou tentar mandar-lhe uma PM para ver se ele vem a este forum.

Camundongo
Ir para o topo Ir para baixo
lusoroo
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas
lusoroo


Número de Mensagens : 173
Idade : 65
Localisation : Sydney, Australia
Data de inscrição : 22/11/2008

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeSex Abr 23, 2010 1:12 pm

Papabeer
O Ruy tem este perfil no sanzalangola.com:

"Ruy Turza Ferreira, Luanda (1958)
onde morei na Vila Alice até aos 17 anos (1975).
Fui criado também pelas Sanzalas do Uíge e Negage.
Estudei em Nova Lisboa no Colégio Espírito Santo (71 a 73) e no Uíge
(74).
Em 1975, troquei Luanda por Recife, que me adotou.
Sou um privilegiado, tive a felicidade de nascer em Angola, e o Brasil
como Pátria."
Tambem participa no mazungue.com. Acho ser uma excelente pessoa e um fantastico atleta....mas afinal sao assim os angolanos.

ruyturza@gmail.com


Ir para o topo Ir para baixo
CAMUNDONGO
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas
CAMUNDONGO


Número de Mensagens : 140
Idade : 59
Localisation : Matosinhos / Portugal
Data de inscrição : 03/07/2009

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeSex Abr 23, 2010 7:43 pm

Papabeer,

Tenho um amigo que o conhece e que tem o contacto dele, pelo que vai mandar-le um email a convidá-lo a fazer parte deste Fórum.

Logo que tenha noticias aviso.

CAMUNDONGO
Ir para o topo Ir para baixo
papabeer
Administrador
Administrador
papabeer


Número de Mensagens : 5646
Idade : 60
Localisation : Luanda - Angola
Data de inscrição : 06/06/2007

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeSex Abr 23, 2010 7:48 pm

OK

camundongo
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/paulo.arroteia
Carlos Guerra
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas
Carlos Guerra


Número de Mensagens : 108
Idade : 70
Localisation : Cascais
Data de inscrição : 07/07/2007

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeSex Abr 23, 2010 11:42 pm

O Ruy é o prisioneiro 512-1002.

Fica aí essa foto de quando esteve em Luanda no ano passado.

Ele depois explica porque é que foi tudo parar a Bentiaba...

RUY TURZA Dsc04010
Ir para o topo Ir para baixo
papabeer
Administrador
Administrador
papabeer


Número de Mensagens : 5646
Idade : 60
Localisation : Luanda - Angola
Data de inscrição : 06/06/2007

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeSáb Abr 24, 2010 12:22 am

Ora aí está um KOTA de 52 anos a dar show nas motas ........

Ainda gostava de ver o RUY a participar aqui em Luanda numa prova de rali com o André (Duarte) e com o Mira
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/paulo.arroteia
bochinha
OffRoad
OffRoad
bochinha


Número de Mensagens : 11
Idade : 60
Localisation : Portugal
Data de inscrição : 06/07/2009

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeSáb Abr 24, 2010 12:44 am

O Ruy era meu vizinho na Vila Alice (R. João de Almeida, actual Rua da Liberdade) e fazia parte do grupo (terrível) que infernizava (no bom sentido) aquele bairro. Como disse o Camundongo, eu vou entrar em contacto com ele, para ele vir aqui contar as n estórias dele.

Ele correu largos anos no Brasil, em karts e carros. Agora virou-se para o Enduro, fazendo um Rali até no dia do seu 50º aniversário. Sei que a classificação foi boa, mas sinceramente não me lembro quel foi. Ele depois conta...

Deixo aqui uma parte do palmarés dele:

Campeão Pernambucano de Kart - 1978
Campeão Pernambucano de Turismo 1300 cc - 1992
Campeão Pernambucano de Moto Enduro - 2006


E a 1ª estória TEM que ser a do sapo campeão. Senão eu xingo ele!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
papabeer
Administrador
Administrador
papabeer


Número de Mensagens : 5646
Idade : 60
Localisation : Luanda - Angola
Data de inscrição : 06/06/2007

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeSáb Abr 24, 2010 9:33 am

AHAHAHAAHAHHAHAHAHA

Pelos vistos temos histórias interessantes ..........
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/paulo.arroteia
CAMUNDONGO
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas
CAMUNDONGO


Número de Mensagens : 140
Idade : 59
Localisation : Matosinhos / Portugal
Data de inscrição : 03/07/2009

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeSáb Abr 24, 2010 10:37 am

Bom,

Agora só temos é que aguardar
Ir para o topo Ir para baixo
bochinha
OffRoad
OffRoad
bochinha


Número de Mensagens : 11
Idade : 60
Localisation : Portugal
Data de inscrição : 06/07/2009

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeSáb Abr 24, 2010 7:47 pm

Preparem-se que ele está a chegar! Já me respondeu e já prometeu a estória do sapo campeão.

A partir de agora, nada será como dantes...
Ir para o topo Ir para baixo
CAMUNDONGO
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas
CAMUNDONGO


Número de Mensagens : 140
Idade : 59
Localisation : Matosinhos / Portugal
Data de inscrição : 03/07/2009

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeSáb Abr 24, 2010 8:29 pm

Ora a 1ª etapa está concluída.

Venha daí o Ruy Turza com as suas aventuras

Camundongo
Ir para o topo Ir para baixo
Jorge Sa
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas



Número de Mensagens : 240
Idade : 66
Data de inscrição : 16/02/2009

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeSáb Abr 24, 2010 8:44 pm

Milímetro, Carlos Guerra, e Ruy Turza, vejam lá se acertei
Ir para o topo Ir para baixo
CAMUNDONGO
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas
CAMUNDONGO


Número de Mensagens : 140
Idade : 59
Localisation : Matosinhos / Portugal
Data de inscrição : 03/07/2009

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeSáb Abr 24, 2010 8:52 pm

Certo
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy Turza
OffRoad
OffRoad
Ruy Turza


Número de Mensagens : 19
Idade : 66
Localisation : Recife - Brasil
Data de inscrição : 24/04/2010

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeDom Abr 25, 2010 3:45 am

Amigos das 2 e 4 rodas:

A todos meu muito obrigado pela lembrança e oportunidade que me dão de estar aqui com vocês. Sou daqueles pilotos que colocam garra e paixão da primeira à ultima volta (sim, eu vim do kart e automobilismo de circuitos), e costumo dar 110% de mim o tempo todo.

Aqui a emoção falou mais alto, e ao ver meu nome citado num fórun de esporte a motor de nossa terra fez passar um filme de mais de 50 anos, as lágrimas escorreram. Seria finalmente o reconhecimento?

Antes da estória do “Sapo Campeão”, gostaria de agradecer a cada um de vocês que se esforçou para me localizar. Agradecer em particular ao Papabeer (cujo nome já conhecia de ver em assuntos ligados ao off road em Angola) pela lembrança de meu nome aqui, junto às jovens promessas de pilotos angolanos que hoje rasgam as pistas do mundo.

Ao Kioko pelos elogios ao piloto, ao Lusorro que do outro lado do mundo foi pesquisar quem eu era, e só teceu elogios a minha pessoa. Agradecer ao Camundongo que foi atrás do Alexandre Caldeira (Bochinha) que me intimou a vir aqui, e ainda me obriga a contar a “estória do Sapo Campeão’’.

Como tudo que diz respeito a competição a motor em Angola, não poderia faltar o Professor Doutor Carlos Guerra. Não será exagero dizer que este homem talvez seja a pessoa no mundo que mais sabe de automobilismo angolano. Só ele, para me fazer posar de prisioneiro da Bentiaba, com um numero que nada mais é que um modelo de Ferrari e # de chassi.

À turma da lama, lembro que minhas origens são os kartódromos e autódromos, e desta forma tudo que entendo de 4x4 foi o que aprendi pilotando o trator Renault lá no Negage, ou em minha vida de engenheiro agrônomo por este Brasil a fora (ou melhor, a dentro).

Iniciei em motos off Road aos 46 anos de idade, e sinto as dificuldades de quem não fez isso a vida inteira. Conheço minhas limitações, mas sou disciplinado e determinado. Falta-me um pouco aquelas irresponsabilidades do “piloto de rua”, do rato de oficina, do moleque de 15 anos com juízo zero. Enfim, falta-me malandragem e um pouco mais de ousadia sobre duas rodas.

Em Angola iniciei de Mini Honda no Colégio Alexandre Herculano lá no Huambo, depois fiz mais três provas de algo nada parecido com o que hoje é MotoCross. Uma no Negage, outra no Uíge e a ultima em Luanda no Liceu Paulo Dias de Novaes, onde venci mas não levei (afinal a turma da Suzuki preparador junto ao cinema Império e revendedor eram muito mais famosos e fortes que eu).

A todos vocês, mais uma vez muito obrigado pela oportunidade, e espero poder atender ao interesse em saberem detalhes de minha carreira, ou da abertura do “Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country” no Rally RN 1500.

Desejo todo o sucesso do mundo aos pilotos de 2 e 4 rodas que levam o nome de Angola ao redor do mundo, especialmente às jovens promessas angolanas Paulo Silva e Omaro Gomes.

Sucesso também ao Kiala e ao Sandro. Abraços a todos.

Prometo estar de volta (com o sapo), assim que as atividades profissionais permitirem.

Forte abraço a todos

PS - Só um matumbo como eu para escrever tudo e perder. Hoje já escrevi aqui, mas ao salvar acabei perdendo tudo que havia escrito. Sorte de vocês, desta vez poupei mais as palavras.
Ir para o topo Ir para baixo
Carlos Guerra
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas
Carlos Guerra


Número de Mensagens : 108
Idade : 70
Localisation : Cascais
Data de inscrição : 07/07/2007

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeDom Abr 25, 2010 5:09 am

Olá Ruy,

A tua fama chegou antes ti.

Bem vindo a bordo.

CG
Ir para o topo Ir para baixo
papabeer
Administrador
Administrador
papabeer


Número de Mensagens : 5646
Idade : 60
Localisation : Luanda - Angola
Data de inscrição : 06/06/2007

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeDom Abr 25, 2010 12:09 pm

Bem Vindo RUY

Um grande abraço do pessoal do Forum e de Angola
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/paulo.arroteia
immase
OffRoad
OffRoad
immase


Número de Mensagens : 23
Idade : 41
Data de inscrição : 02/09/2009

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeDom Abr 25, 2010 12:33 pm

Mais um campeao para a familia...
Este forum está a tornar-se cada vez mais em uma ferramenta indespensável para se documentar as vitorias angolanas e encontrarem-se os pilotos angolanos espalhados pelo mundo.

Papabeer... olha a responsabilidade SmileSmile este forum é um must para todos os interessados em velocidade com sangue angolano.

Ruy!!! Ainda bem que te juntaste ao meio! És mais uma prova de que talento para a velocidade nao falta em Angola. A tua carreira fala por ti. Smile

Bem vindo!!
Ir para o topo Ir para baixo
papabeer
Administrador
Administrador
papabeer


Número de Mensagens : 5646
Idade : 60
Localisation : Luanda - Angola
Data de inscrição : 06/06/2007

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeDom Abr 25, 2010 12:37 pm

Marco, sempre abertos para mostrar ao mundo e aos Angolanos toda a potencialidade e feitos dos Pilotos Angolanos.

Havemos de descobrir mais pilotos ainda em actividade, ou a iniciar.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/paulo.arroteia
CAMUNDONGO
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas
CAMUNDONGO


Número de Mensagens : 140
Idade : 59
Localisation : Matosinhos / Portugal
Data de inscrição : 03/07/2009

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeDom Abr 25, 2010 2:46 pm

Ruy bem vindo a este Fórum.

Venham daí as histórias dessas aventuras.

Um Abraço

CAMUNDONGO (Mário Quaresma)
Ir para o topo Ir para baixo
Armindo Sá Silva
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
Armindo Sá Silva


Número de Mensagens : 606
Idade : 60
Localisation : Macau
Data de inscrição : 03/12/2008

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeSeg Abr 26, 2010 3:03 am

Bem vindo Ruy! Muito obrigado por mostrar a raça angolana pelas terras brasileiras.
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy Turza
OffRoad
OffRoad
Ruy Turza


Número de Mensagens : 19
Idade : 66
Localisation : Recife - Brasil
Data de inscrição : 24/04/2010

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeQui Abr 29, 2010 3:24 am

Peço desculpas por minha demora em contar a "estória" do Sapo, mas estou super ocupado com trabalho, e com os preparativos de piloto de final de semana para terceria e quarta etapas do Campeonato Brasilerio de Enduro FIM (Enduro de Velocidade) que se realiza este final de semana na cidade de Natal, a mesma que foi sede do RN 1500.

Só para esclarecimento, no Brasil geralmente sempre adotamos a denominação Enduro FIM (Fed. Internacional de Motociclismo), porque temos uma outra modalidade que só existe por aquil, que é o Enduro de Regularidade, que nada mais é que um rally de regularidade exclusivamente com motos, e que tem no maximo 250 km por dia, ou 8 horas de competição. Esta é uma modalidade bastante difícil, muitas serras, muitos trechos travados, muito trial. Sai triturando o piloto do inicio ao fim da prova, ficamos com a sensação de ter passado num espremedor. Não é nada fácil.

Existe aínda uma outra modalidade de enduro pouco praticada por aqui, chamado Enduro Worcs. Nada mais é que um circuito que pode variar de 12 a 35 km, onde soltam um piloto de cada vez, num total de 3 voltas. O mais rapido será o vencedor. Esta modalidade é muito praticada nos EUA.

A estória do sapo estou vendo se acho o arquivo onde gravei, caso contrario terei que escrever tudo novamente. Quanto mais eu estiver inspirado e com tempo, maiores serão os detalhes, e boas risadas vocês irão dar.

Aproveito a oportunidade também para agradecer ao Pedro Cristina e à revista Ekuipa, que já tinha feito contato comigo a respeito do resultado no RN 1500, antes de eu saber da existência deste fórum.

O Pedro, apesar da grande amizade de nossos pais por mais de 50 anos de suas breves vidas, não nos conheços pessoalmente mas já fizemos alguns contatos anteriores onde tentei auxiliar no embrião da futura Federação Angolana de Automobilismo. Através de Clayton Pinteiro (ex-piloto e meu amigo) presidente da Confedaração Brasileira de Automobilismo que facilitou o acesso ao estatuto da mesma, e se ofereceu para auxiliar Angola em tudo que estivesse ao seu alcance junto à Federação Internacional de Automobilismo.

Forte abraço, e até a proxima.

PS - enquanto o sapo não vem, vou enrolando vocês.....
Ir para o topo Ir para baixo
Keijadas Malucas
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
Keijadas Malucas


Número de Mensagens : 2285
Idade : 41
Localisation : Angola/Luanda
Data de inscrição : 12/01/2010

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeQui Abr 29, 2010 8:49 am

Bem vindo Ruy! Só mostras que idd e ser Angolano é um posto Wink

Parabéns e mais uma vez bem vindo a essa grande familia...
Ir para o topo Ir para baixo
papabeer
Administrador
Administrador
papabeer


Número de Mensagens : 5646
Idade : 60
Localisation : Luanda - Angola
Data de inscrição : 06/06/2007

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeQui Abr 29, 2010 8:53 am

Boa sorte para as provas do Final de semana

Depois coloca aqui os resultados

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/paulo.arroteia
CAMUNDONGO
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas
CAMUNDONGO


Número de Mensagens : 140
Idade : 59
Localisation : Matosinhos / Portugal
Data de inscrição : 03/07/2009

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeQui Abr 29, 2010 11:00 pm

Ruy,

Boa sorte para as provas.

Um Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
ossos
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
ossos


Número de Mensagens : 1429
Idade : 39
Localisation : Luanda
Data de inscrição : 09/07/2007

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeSex Abr 30, 2010 9:56 am

Eu conheci aquele senhor 956-101 aka "Milimetro" - segundo o Jorge Sá - no Huambo á uns dois meses atrás.
Cheguei com um retentor da roda pifado, dois rolamentos e uma selectora......e em 8 horas tava na estrada outra vez...
Fui encaminhado para uma oficina a qual não me lembro do nome, dirigida pelo senhor Jaime Meneses, e em que os responsaveis pelas respectivas áreas de Mecanica, Bate-Chapa e Pintura, Electricidade eram uns cotas (se me permitirem a expressão) 5***** e super profissionais que punham o pessoal todo a andar a tok de caixa!!

Optimo trabalho!!
Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
papabeer
Administrador
Administrador
papabeer


Número de Mensagens : 5646
Idade : 60
Localisation : Luanda - Angola
Data de inscrição : 06/06/2007

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeSex Abr 30, 2010 10:02 am

Ruy

Não queres vir a Angola no dia 12 Junho ?

Vamos ter uma Super Especial no Longa e temos aqui um outro kota nas motas o Mira e o André ("duarte") mais jovem mas também doido que chega.

isso eh que era fixe, ehehehehehehehehehehehehe

infelizmente o Longa não fica já ali, né ... pois ....

Boa sorte nas tuas provas em terras brasileiras
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/paulo.arroteia
Ruy Turza
OffRoad
OffRoad
Ruy Turza


Número de Mensagens : 19
Idade : 66
Localisation : Recife - Brasil
Data de inscrição : 24/04/2010

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeQua maio 05, 2010 1:57 am

Amigos:

Do enduro não trago boas notícias. Sofri mais que sovaco de aleijado, estou até hoje todo moído. Dos 14 pilotos da categoria dos cotas (Over 45) fui sétimo no primeiro dia e décimo no segundo. No sábado de noite achei que nem levantaria da cama no domingo, mas depois tudo ficou bem. Tem muito cara fera, inclusive nesta categoria.

Na categoria top, o evento contou com a presença do bi-campeão brasileiro Nielsem Bueno, e do atual bi-campeão português e sétimo colocado no mundial, o brasileiro Felipe Zanol. Os caras andam muito, coisa de louco.

Mas a boa notícia é que já comecei a redigir a estória do sapo campeão, quando estiver pronta colocarei aqui.

Onde fica o Rio Longa? Como é uma super especial? Quantos quilômetros? Correm carros, motos e quad? Quantas motos em média costumam participar?
Eita vontade de estar aí dia 12.

Mudando de assunto; Papabeer, por favor, se possivel entre em contato comigo no e-mail ruyturza@gmail.com . Gostaria de pedir sua opinião a respeito de um assunto profissional em Angola. Obrigado.


Um abraço a todos.
Ir para o topo Ir para baixo
Wisdon
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas
Wisdon


Número de Mensagens : 232
Idade : 43
Localisation : Luanda
Data de inscrição : 07/05/2009

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeQui maio 06, 2010 5:56 pm

Bem vindo, afinal nos estamos em toda a parte e sempre a dar carga so o nosso....nao ve e considera isso. Em Angola ha muito talento so precizam de oportunidade e apoio

Forca a todos voces que mesmo com as dificuldades estao sempre ai a representar.

Parabens
Ir para o topo Ir para baixo
immase
OffRoad
OffRoad
immase


Número de Mensagens : 23
Idade : 41
Data de inscrição : 02/09/2009

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeSex maio 07, 2010 10:18 pm

LOL WisdoN... A palavra GOVERNO nao é asneira... podes escrever. Smile era isso que ias escrever?

Pensamendo bem... quando penso no nosso governo.. penso em muitas asneiras tambem... se calhar tens razao Very Happy

Abraco!
Ir para o topo Ir para baixo
Wisdon
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas
Wisdon


Número de Mensagens : 232
Idade : 43
Localisation : Luanda
Data de inscrição : 07/05/2009

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeSáb maio 08, 2010 12:15 am

Immase

Infelizmente
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy Turza
OffRoad
OffRoad
Ruy Turza


Número de Mensagens : 19
Idade : 66
Localisation : Recife - Brasil
Data de inscrição : 24/04/2010

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeSáb maio 08, 2010 12:59 am

Demorou mas chegou.............lá vem o SAPO CAMPEÃO.

Espero que gostem

Vou fazer aqui um breve relato do automobilismo pernambucando de então, para melhor se situarem.

Corria o ano de 1992, a comunidade automobilística de Pernambuco e do nordeste estava em festa. Em Recife as corridas de carros haviam sido interrompidas no final dos anos 60, e haviam voltado em 18 de janeiro de 1981, mas em circuito improvisado.

ANOS 60

Os ídolos dos anos 60 eram os pernambucanos Gegê Bandeira (DKW), Ramon Cortízio (VW), Joca Ferraz então com 18 anos estreava com Fusca emprestado com peças de diversos amigos, e já se firmava a andar com os grandes. Pelo que ouvi falar, foi a época do romantismo. Emersom Fittipaldi, Carlos Pace, Wilson Fittipaldi, Tite Catapani, e outros se debatiam com pilotos pernambucanos no mesmo nível apesar dos nordestinos estarem tecnicamente mais isolados que a turma de São Paulo. Gegê, e Ramon faziam os paulistas comerem o pão que o diabo amassou.

ANOS 80

Nos anos 80 participei com VW Passat TS 1600 da inauguração da pista do Joana Bezerra. A primeira categoria a largar foi a monomarca FIAT. Nós fomos a segunda, e éramos considerada a top de então, com diversos pilotos cearenses, pilotos de todo o nordeste e alguns que disputavam provas nacionais. Havia milhares de pessoas, inclusive em lugares perigosos. Foi minha estréia, o velho carro de passeio da mãe de Zeca Monteiro, preparado no fundo do quintal largava em segundo lugar (quando a alavanca se portava bem e acertava todas as marchas na redução), atrás apenas do Passat da AUTOBET (uma espécie de BMW do Nicha por aqui, e que havia pertencido a Toninho da Mata, pai do Christiano da F. Indy).

Durante os anos 80 as corridas foram realizadas nesse local de 81 a 89 ou 1990. Depois ficou inviável. Surgiram aqui grandes nomes, Zeca Monteiro, Joca Ferraz (kart), Fabrício Fechini (kart, e campeão italiano da copa Megane, vice-europeu, etc ), Pinteiro Neto (Kart), Moacir Veloso, Carlos Medeiros, etc...

Eu havia participado esporadicamente de algumas provas de Passat, ou em FIAT, geralmente sempre em carro emprestado. Cheguei a vencer uma de Fiat, e sempre andei por ali. Era uma espécie de Sheckter ou Villeneuve, daí o apelido de Angolano Voador. Sobrava carro eu estava dentro. Andava dava meu show, e quando o carro agüentava terminava. Cheguei a largar em segundo com um carro cuja melhor classificação no grid havia sido um vigésimo primeiro. Aí percebi como há pilotos que não levam o menor jeito para coisa.

Não saí dessa pista como piloto firmado afinal fazia pouco tempo que havíamos voltado de Angola, o dinheiro era mais escasso que hoje a Universidade me esperava, e não podia esperar para eternamente. Corri de quase tudo nessa época, faltava piloto eu andava. Fiat, Passat, kart, Fórmula Vê

ANOS 90 – O SAPO CAMPEÃO

Chegamos então ao ano de 1992. O ex-piloto de kart Clayton Pinteiro, então presidente da Federação Pernambucana de Automobilismo (atualmente CBA e Vice da FIA), seu vice-presidente o angolano Deodato Terra Teodoro, haviam viabilizado a construção de um autódromo na cidade de Caruaru (130 km de Recife), até então a capital do Forró, e que veio a ser inaugurado oficialmente no dia 13 de agosto de 1992.

O dia era 13, o mesmo que sempre me acompanhou desde o kart. Eu havia passado uma época morando em Petrolina a 800 km de Recife e estava por fora de corridas, carros, etc. Como não tinha grana para participar da Marcas (1.600 a 200), resolvi ir para a 1.300. Pensei em comprar um carro qualquer e fazê-lo, mas ex que surge uma oportunidade de comprar “ o carro. Um Fiat que estava encostado, mas havia ganho algumas provas.

Carro comprado uns 8 dias antes da inauguração, e o autódromo eu nem sabia onde era. Com o apoio do Joca Ferraz que estava correndo na cat. Marcas fiquei por ali encostado feito cachorro de pobre pegando as sobras. Havia levado comigo o Mário para ajudar todo o team.

Nunca tinha andado na pista. Sexta nos treinos livres o carro não havia ficado pronto. Como sou meio preguiçoso, nem caminhar a pé na pista eu havia feito.

A determinada hora abrem a pista e lá vou eu reconhecer carro e pista. O carro falhava bastante de carburação. Mas se parasse perdia a oportunidade de reconhecer a pista. Ao final, e sem saber como havia feito o oitavo tempo dos mais de 20. Joca e Mário disseram que o problema era coisa fácil de resolver, e que eu ficasse tranqüilo. Mais tarde abre a primeira sessão. Quinto tempo, as coisas estavam melhorando. Para dar partida no motor, tinha que acionar o botão com o pé, porque amarrado ao banco não alcançava os equipamentos. O pedal de acelerador ainda não estava regulado para um perfeito “punta-taco” (será que ainda existe isso hoje, com as marchas no volante?). Pedi que regulassem e prometi que na segunda sessão iria para os 3 primeiros. Dito e feito. Terceiro na segunda sessão.

Mas o carro tinha muita coisa para fazer, melhorar posição do escape, do banco, de interruptores, etc. Como havia mais carros a cuidar na equipe, entramos pela noite, e eu sempre gostei de acompanhar o serviço dos mecânicos trocando idéias de alinhamento, pontos de ignição, regulagens de válvulas, etc quando ainda se usava esse tipo de artifício.

Lá pelas 21 horas estava eu e Mário embaixo do carro fazendo alguma coisa de alinhamento, e surge um Sapo Cururu. Este sapos são mais ou menos do tamanho de uma lata de leite ninho, feios pra danar, e se alguém jogar uma ponta de cigarro a língua dele mais parece a de um camaleão e vai buscar.

Continuamos trabalhando, e a poxxxx do sapo voltava. Sapo é mesmo muito chato, é pior que marido traído. A mulher coloca pra fora de casa, mas ele volta. Sapo é igualzinho. Empurrava o sapo, ele voltava. Lá para a terceira ou quarta vez eu disse ao Mário. Este sapo veio pra dar sorte, e quer correr, vou colocar no carro. Na brincadeira peguei o sapo e joguei dentro do carro que não tinha nada de forração dentro, só o assento do piloto. O tempo foi passando, o cansaço chegando, terminamos os serviço e fomos para o hotel.

No dia seguinte pela manhã, antes do warm-up me lembrei que o sapo havia passado a noite no carro. Procurei e nada. Percebi logo que ele deveria ter se enfiando na lateral traseira, naquela calha abaixo das portas, que por aqui chamamos de soleira. Coloquei a mão rapidamente e nada. Pensei logo, fiz porcaria. Corri num Box da VW e chamei um mecânico amigo. Disse a ele que havia caído uma chave de fenda, se ele conseguia pegar. Enfiou a mão, não encontrou nada, e viu todo mundo olhando assim meio que sorrindo. Me conhecendo percebeu que ali tinha coisa. Foi embora, ficamos conversando na equipe, esqueci do sapo, fui para o warm-up, virei o melhor tempo, e aí foi motivo de comemoração e muita conversa. E o sapo lá.

Veio a corrida e eu havia esquecido de tirar o sapo. Lá por volta e 2/3 da corrida ao sair do cotovelo, e subir para entrar a esquerda no retão me lembrei do sapo. Putzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz, congelei. Não era possível iria jogar a corrida fora por causa de uma brincadeira irresponsável que eu mesmo havia feito. O calor era grande, mas confesso que gelei. Quem corre sabe que afivelado no carro e com capacete fica impossível olhar para o piso. Pé direito no canto, e com o esquerdo tateando o piso, pra ver se achava o sapo........final do retão chegando. É um sofrimento, um Deus nos acuda.

Fiz isso por mais um pouco na reta oposta, e resolvi me concentrar na corrida. Terminou a corrida, primeiro lugar, carro no parque fechado, tudo certo.

Quando liberaram os carros, ao chegarmos ao Box, alguém gritou: Eita o sapo foi campeão! E tinha sido mesmo. Formou-se uma comissão de corajosos e lá fomos procurar o sapo que estava realmente onde eu pensava. Só que o cano de escape direto sai atrás da porta lateral, o calor que já é grande em Caruaru ficou maior, e o Sapo Cururu saiu de lá todo amarelo. Confesso que não sei se estava passando mal com o calor, ou estava todo cag................

Anda bem que as associações protetoras dos animais não ficaram sabendo de nada. E até hoje no meio automobilístico de Pernambuco essa estória do sapo é comentada.

Este talvez seja o unico sapo no mundo a vencer uma corrida de carros, e um angolano o primeiro vencedor de uma corrida no autódromo Airton Senna.

A festa foi a primeira de cinco vitórias em seis corridas, e uma quebra em primeiro lugar. Acreditem, encontrei um dia destes controles da cronometragem onde mostra que eu era mais rápido até 3 segundos por volta. Era mais fácil que tirar sorvete da boca de menino pequeno.

Ufaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, não devo mais nada.

Promessa cumprida.
Ir para o topo Ir para baixo
papabeer
Administrador
Administrador
papabeer


Número de Mensagens : 5646
Idade : 60
Localisation : Luanda - Angola
Data de inscrição : 06/06/2007

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeSáb maio 08, 2010 10:56 am

Ruy,

Imagina lá a estória que esse sapo campeão contou lá no forum da comunidade dos sapos ...

Esse sapo ficou heroi quando se encontrou com os outros sapos ... eheheheheheh

Estórias da vida que ficam na memória para sempre ...
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/paulo.arroteia
bochinha
OffRoad
OffRoad
bochinha


Número de Mensagens : 11
Idade : 60
Localisation : Portugal
Data de inscrição : 06/07/2009

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeSáb maio 08, 2010 2:43 pm

Tens a dívida paga! Assim já não xingo...
Ir para o topo Ir para baixo
Ruy Turza
OffRoad
OffRoad
Ruy Turza


Número de Mensagens : 19
Idade : 66
Localisation : Recife - Brasil
Data de inscrição : 24/04/2010

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeTer maio 18, 2010 2:36 pm

Grande Papabeer, também conhecido como Papalama:

Estás me devendo a resposta referente à especial do Longa.

1 - Esse tipo de prova é um rally, ou vocês se concentram só na largada da especial?

2 - Categorias?

3 - O trecho é realmente fechado, ou é na base do eita po....?

4 - Quantos quilómetros têm em média essas especiais?

5 - Onde fica o rio Longa?

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
papabeer
Administrador
Administrador
papabeer


Número de Mensagens : 5646
Idade : 60
Localisation : Luanda - Angola
Data de inscrição : 06/06/2007

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeTer maio 18, 2010 2:55 pm

Ruy Turza escreveu:
Grande Papabeer, também conhecido como Papalama:

Estás me devendo a resposta referente à especial do Longa.

1 - Esse tipo de prova é um rally, ou vocês se concentram só na largada da especial?

2 - Categorias?

3 - O trecho é realmente fechado, ou é na base do eita po....?

4 - Quantos quilómetros têm em média essas especiais?

5 - Onde fica o rio Longa?

Abraço

Ruy

A especial do Rio Longa surgiu porque existe lá um Lodge em construção e ah uns meses atras fomos convidados a passar lá um fim de semana para conhecermos e ir divulgando, a ideia de organizar uma especie de raly na zona vem para divulgação do referido Lodge, ao redor existem umas picadas e estamos a fazer um circuito fechado para fazer uma prova onde entram todo o tipo de carro, moto, moto4, kartcross, eh aberto, no fundo eh mais um convivio e diversãp claro que com a componente competitiva porque ninguem gosta de perder, a prova esta organizada tipo raly, com pec's e controlo de tempo, as categorias, são carros, motos e quad's

O Rio Longa fica a 200 kms sul de Luanda, antes de Porto Amboim

Podes ver uma fotos da zona num tópico aqui do forum, em "passeios em Angola" com o nome de Ultimo Horizonte, Rio Longa

Um abraço
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/paulo.arroteia
Ruy Turza
OffRoad
OffRoad
Ruy Turza


Número de Mensagens : 19
Idade : 66
Localisation : Recife - Brasil
Data de inscrição : 24/04/2010

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeTer maio 18, 2010 3:09 pm

Papabeer:

Um forma legal e barata de fazer, é o Rally Baja.

Este tipo de rally não é planilhado. Podem inclusive fazer um circuito de 30, 40, 50 km....com a chegada próxima ao local de largada. Só precisa ter um equipamento (cronômetro) aferido na largada com o da chegada, e aí é mandar ver, solta as feras a cada um minuto.

Se quiserem caprichar podem bampear (bump´s) com plásticos nos locais de maior perigo, e colocar setas em bifurcações. Todo piloto tem dieito a uma primeira volta de reconhecimento.

Um abraço e boa sorte.
Ir para o topo Ir para baixo
papabeer
Administrador
Administrador
papabeer


Número de Mensagens : 5646
Idade : 60
Localisation : Luanda - Angola
Data de inscrição : 06/06/2007

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeTer maio 18, 2010 3:20 pm

Sim Ruy, o Rali está a retomar agora a sua actividade, esteve parado durante muitos anos

Ainda se vai fazer muita coisa
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/paulo.arroteia
Milimetro
OffRoad
OffRoad
Milimetro


Número de Mensagens : 4
Idade : 70
Localisation : Luanda
Data de inscrição : 01/06/2009

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeQui maio 20, 2010 10:14 pm

ossos escreveu:
Eu conheci aquele senhor 956-101 aka "Milimetro" - segundo o Jorge Sá - no Huambo á uns dois meses atrás.
Cheguei com um retentor da roda pifado, dois rolamentos e uma selectora......e em 8 horas tava na estrada outra vez...
Fui encaminhado para uma oficina a qual não me lembro do nome, dirigida pelo senhor Jaime Meneses, e em que os responsaveis pelas respectivas áreas de Mecanica, Bate-Chapa e Pintura, Electricidade eram uns cotas (se me permitirem a expressão) 5***** e super profissionais que punham o pessoal todo a andar a tok de caixa!!

Optimo trabalho!!
Obrigado!

Obrigado pela sua amabilidade em relação ao que escreveu.
Mas sem dúvida que nada foi feito que não tivesse obrigação de o fazer,porque para isso estou ao serviço da empresa para servir os clientes e por conseguinte servir tanbém a mesma.
Fico satisfeito por saber que ficou bem servido em relação ao trabalho que foi efetuado na sua viatura.
Por cá o espero se não for para o servir em qualquer reparação pelo menos que seja para o cumprimentar.
Quanto ao Milimetro o Sr Jorge Sá continua a ser o MALANDRO de sempre no bom sentido é claro.
Um grande abraço desde o Huambo.
Angelino.(MILIMETRO)
Ir para o topo Ir para baixo
http://kaluandayame.blogsopt.com
Ruy Turza
OffRoad
OffRoad
Ruy Turza


Número de Mensagens : 19
Idade : 66
Localisation : Recife - Brasil
Data de inscrição : 24/04/2010

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeTer Jun 15, 2010 9:08 pm

Depois de um tempo ausente, voltei!

Não tive notícias ainda da especial do Rio Longa, mas no mesmo final de semana corri o Rally Baja Jacaraúna.

A prova foi realizada a 50 km ao norte de João Pessoa, capital do estado vizinho da Paraíba.

Foi muito bem organizada e segura (ambulâncias, fechamento das picadas, etc), mas infelizmente pouquíssimos participantes. Isso se deve talvez pela data, dia 13, quando sábado 12 foi o dia dos namorados, e com mulher ninguém brinca, todos têm de obedecer.
Eventos dia das mães e dos namorados, não adianta fazer.

A prova como todo Baja tem uma volta de reconhecimento, e 3 cronometradas. Corri na categoria acima de 250 cc (Suzuki DRZ 400), e apesar dos problemas de carburação com a moto falhando na segunda e terceira especial, consegui vencer na categoria 450cc. Não fui o piloto mais rápido do dia, apenas o quarto na geral. Caso não tivesse acontecido o problema de carburação (preguiça minha, há mais de 3 meses sem limpar o carburador) acredito que poderia ter sido o segundo mais rápido. Mas essa garotada que vem do motocross, mesmo de 250 cc, pega um trecho de 35 km bem travado, e vão embora, não respeitam os mais velhos.

Estou feliz com o resultado, que também só foi possível face ao pequeno numero de motos (12), mas faz parte de diversos rallys que pretendo disputar este ano como preparação para uma possível participação nos Sertões 2011.

Por agora é só, abraços a todos, e amanhã vou de " mala e cuía" para os matos................a trabalho.
Ir para o topo Ir para baixo
CAMUNDONGO
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas
CAMUNDONGO


Número de Mensagens : 140
Idade : 59
Localisation : Matosinhos / Portugal
Data de inscrição : 03/07/2009

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeTer Jun 15, 2010 9:16 pm

Ola Ruy,

Parabens pelo resultado na prova.

Já ha fotos da especial do Rio Longa e com legenda (os fotografos esmeraram-se).

Vai aparecendo

Um Abraço
CAMUNDONGO
Ir para o topo Ir para baixo
Cavaleiro do Asfalto
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
Cavaleiro do Asfalto


Número de Mensagens : 2211
Idade : 59
Localisation : Luanda
Data de inscrição : 24/11/2008

RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitimeQua Jun 16, 2010 8:16 pm

Parabéns, Ruy.
Ir para o topo Ir para baixo
http://cavaleirosdoasfalto.planetaclix.pt/
Conteúdo patrocinado





RUY TURZA Empty
MensagemAssunto: Re: RUY TURZA   RUY TURZA Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
RUY TURZA
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Angola OffRoad :: DESPORTO MOTORIZADO :: O Desporto Motorizado pelo Mundo :: Angolanos em competição fora de Angola-
Ir para: