TROFEU GRANDE PRÉMIO CIDADE DE BENGUELA MAIO É BENGUELA |
REGULAMENTO
TÉCNICOINTRODUÇÃOO
TROFEU
GRANDE PRÉMIO CIDADE DE BENGUELA, é uma competição que se realizará todos
os anos por altura das festividades de mais um aniversário da cidade de
Benguela, numa organização do
Karting Clube de Benguela, e da
Administração
Municipal de Benguela.
Este ano terá um carácter especial pois ela
realizarse-a a 23 de Maio no parque de estacionamento
C do Estádio
Nacional de Ombaka, sob o lema
BENGUELA – MIL METROS DE EMOÇÕES, festividades organizadas em toda a extensão da
Província de Benguela num programa conjunto Governo Provincial de Benguela e a
Sociedade Civil, e que visa desenvolver a pratica Desportiva e Cultural no seu
todo e incentivar o desenvolvimento do Turismo da nossa Província.
DEFINIÇÃONa aplicação do presente
Regulamento técnico, qualquer modificação que não for expressamente autorizada
é proibida. Considera-se como modificação qualquer acção que altere a forma
inicial ou dimensões de peça original. Os Pilotos são responsáveis pela
conformidade do seu material.
ARTIGO 1:CHASSIS AUTORIZADOApenas os
Chassis homologados CIK, propostos no catálogo de fabricantes, de acordo com o
Artº 2 do regulamento do CIK são admitidos.
NOTA: No caso
de omissão das medidas constantes no documento de identificação (ficha de
homologação, será aplicado o Artº 2.25.3 (Controles) do regulamento Técnico Internacional
de Karting (RTIK)
ARTIGO 2: DEFINIÇAO DO CHASSISO Chassis deve estar conforme as
seguintes especificações:
2.1 -Chassis convencional, regulado e homologado com homologação valida CIK. Chassis
triangulares não são permitidos. Consequentemente apenas os chassis que não
possuem qualquer sistema de ajuste de direcção, por meio de juntas esféricas
fixadas num triangulo, seja na parte superior ou parte inferior, actuando na
posição do eixo de pivot são autorizados.
2.2 - Duas ou três chumaceiras,
2.3 -Eixo traseiro em aço magnético, sólido ou perfurado, diâmetros mínimo de 40 mm
e máximo de 50 mm,
2.4 -Protecção traseira obrigatória, de preferência plástica, homologada CIK,
2.5 -Guarda Corrente obrigatória, no seu total comprimento com resguardo de
plástico,
2.6 -Travões mecânicos hidráulicos em conformidade com os regulamentos CIK e
homologados,
2.7 -Carenagens, Painel frontal, spoilers, homologados CIK,
2.7 -Placas de números amarelas, com números a preto, sendo que a altura do numero é
de 15 cm e a espessura das linhas dos mesmos de 2cm, na frente e atrás bem como
nas Carenagens laterais o mais perto da parte traseira.
2.8 -Os regulamentos prescritos pela CIK (grupo 2) são estritamente aplicáveis para
algum detalhe não mencionado nestas especificações, no que diz respeito ao
Chassis.
Largura
Máxima das rodas montadas:
Frente: 135cm
Tras:215cm
Largura
Máxima da via traseira: 140 cm
ARTIGO 3: PESO160 Kgs
Mínimo, com o kart, piloto completamente equipado e em qualquer momento da
prova, para quem utilize os motores rotax
MAX ,
Vortex, e
Iame
Leopard de 125 cc
165 Kgs
Mínimo, com o kart, piloto completamente equipado e em qualquer momento da
prova, para quem utilize os motores da classe KF2 e KF2 125 CC,
170 kgs
Mínimo, com o Kart, piloto completamente equipado e em qualquer momento da
prova, para quem utilize os motores ROTAX DD2 125 CC, c/ caixa de 2
velocidades,
175 kgs
Mínimo, com o kart, piloto completamente equipado e em qualquer momento da
prova, para quem utilize os motores da classe KZ1 e KZ2 125 cc c/ caixa de 5 a
6 velocidades,
ARTIGO 4: PNEUS4.1 - Não são nesta prova
definidos quaisquer tipo de pneus, no entanto são recomendados o uso de dois
jogos de mudas devido ao piso aonde vai decorrer a prova e que é muito áspero.
O uso de um pneu mais duro é aconselhável. Em provas futuras a organização fornecerá
os pneus para que todos utilizem o mesmo tipo de pneus que em termos técnicos é
uma vantagem igual para todos os pilotos.
ARTIGO 5:MOTORApenas 1 (Um) motor por prova é
admitido para cada piloto. Os mesmos devem possuir o número de serie original.
ARTIGO 6:NUMERAÇÃO6.1 -Apenas são permitidos karts com a numeração que se segue:
Do 0 ao 99 pertence a classe Juvenil
e Cadetes Escalão C
Do 100 ao 199 pertence a classe
Júnior e Consagrado Feminino Escalão B
Do 200 ate ao 299 pertence a classe
dos Seniores ou Consagrados Escalão A
6.2 -Todos os pilotos deverão ter no seu capacete o seu número bem como o grupo
sanguíneo.
ARTIGO 7:INSCRIÇÕES7.1 -As inscrições serão feitas antes ou no local 1 hora antes do inicio dos treinos
livres, por conseguinte as 10,00 horas. Devem ser acompanhadas de ficha de
inscrição e licença desportiva passada pela Associação local ou na ausência
desta pelo KCB, sendo que os pilotos sem licenças deverão obtê-la junto do KCB,
mediante o pagamento de 150 Usd. Deverão também apresentar certificado de
vacinas contra o tétano, bem como atestado medico em como pode praticar a
prática do desporto em questão.
7.2 -Todos os team’s (concorrentes) deverão indicar um Director de equipa. Pessoa
essa que será o interlocutor junto da Organização da Prova. Não serão
permitidos pilotos junto da mesa de cronometragem.
7.3 - CONCORRENTE - Concorrente é toda a pessoa física ou moral, inscrita numa competição
e obrigatoriamente, munida de uma licença de concorrente, passada pelo KCB
salvo o disposto no artigo x.
Nota: Por força da regulamentação Internacional – os menores de 18
anos não poderão ser detentores de licenças de concorrente. No caso de ela
necessitarem, tal licença devera ser emitida em nome de um dos progenitores (ou
tutor se for o caso), ficando adstrita única e exclusivamente ao respectivo
condutor)
7.4 - CONDUTOR - Condutor é
toda a pessoa que conduz um kart numa competição, obrigatoriamente munido de
uma licença de condutor, emitida pelo KCB, salvo disposto no artigo 2.2.1. do
presente regulamento.
7.5 - CONCORRENTE / CONDUTOR - Se o
concorrente for a pessoa que inscreve o veículo em que participar numa
competição, tomara igualmente a qualidade de Concorrente, pelo que esta licença
correspondera ao conjunto dos tipos de licenças acima referidos.
ARTIGO 8: MODO DE
COMPETIÇÃO8.1 -O troféu GRANDE PREMIO CIDADE DE BENGUELA, será realizado em três (3) mangas,
de 15 voltas cada uma para um total de 16 participantes. Sendo apurados os
pilotos melhores classificados no somatório das três mangas.
8.2 - Se o número for superior a 16
concorrentes o KCB,
“pode” organizar a realização do Troféu por
series mediante sorteio sendo apurados os 7 melhores classificados de cada
serie para disputarem a última manga. Nesta a classificação final é a que conta
para o apuramento do campeão.
8.3 -Os treinos livres serão efectuados das 10,30 as 11,30
8.4 -Os treinos cronometrados serão efectuados das 12,00 as 12,30 sendo mediante o
controlo informático apurados os pilotos para a meta de arranque.
8.5 - O sistema de
arranque é parado na grelha de partida, mediante a sua classificação, e só será
dada a partida se estiverem em pista 80% dos pilotos inscritos para a
respectiva manga.
ARTIGO 9: VERIFICAÇOES
TÉCNICAS9.1 -
As verificações Técnicas são realizadas em parque fechado antes do inicio dos
treinos cronometrados, pelos Comissários Técnicos definidos no Regulamento,
podendo estes recorrerem a um representante de cada Associação de Desportos
para o acompanhamento das verificações.
9.2 -
Nelas são verificadas, os itens descritos neste regulamento. Os karts serão
pesados nessa altura bem como os respectivos condutores.
9.3 -
O alinhamento para a ordem de partida será em modelo corrido sendo que se
estiverem todos os concorrentes juntos ao fim da volta de arranque o director
de prova dará o inicio a largada.
9.4 -
Durante o decorrer da prova os pilotos podem deslocar-se ás suas BOXES de
apoio, contudo respeitando a velocidade moderada no perímetro das mesmas sendo
expressamente proibido o uso de
“slides” e
“piões”. O piloto que
utilizar este tipo de comportamento será penalizado em 15 segundos em caso de
reincidência será afastado da manga a que disser respeito independentemente da
sua classificação.
9.5 -
No final da última manga os pilotos deverão levar os seus karts directamente
para o parque fechado aonde são pesados os 5 primeiros classificados.
9.6 -
Não será permitido a nenhum concorrente a entrada no circuito sem o uso do
capacete.
9.7 -
Entre a primeira e a segunda manga será dado um intervalo de 15 minutos para
abastecimento ou reparação de alguma avaria.
9.8 - Entre a
segunda e a terceira manga será dado um intervalo de 20 minutos.
ARTIGO 10: CRONOMETRAGEM10.1 –
Dado que o sistema de cronometragem será automático, cada condutor terá que
obrigatoriamente, utilizar durante os treinos livres e cronometrados, mangas e
corridas, um “transponder” oficial.
10.2 –
O transponder oficial da Organização poderá ser levantado no decurso das
verificações Administrativas.
10.3 –
Para possibilitar que os serviços de Cronometragem possam testar previamente o
bom funcionamento de cada “transponder” a sua utilização é obrigatória desde o
inicio dos treinos livres.
10.4 -
Todos os concorrentes deverão utilizar os transponder distribuídos pela área de
cronometragem e os mesmos deverão ser aplicados na parte traseira da baguete do
kart.
10.5 -
Em caso de extravio ou dano o concorrente deverá pagar uma multa de 250 usd,
10.6-No final da prova todos os transponder devem ser entregues na mesa de
cronometragem,
10.7 -
Toda a reclamação referente a cronometragem deve ser feita pelo director de
Equipa junto da mesa de cronometragem e do director de prova, 10 minutos antes
do inicio da manga seguinte e 15 minutos depois da ultima manga.
ARTIGO 12: GENERALIDADES12.1 –
Os condutores deverão observar escrupulosamente a sinalização por bandeiras que
lhes for apresentada nos termos do Capitulo XIX das PKR e do art.º 4 do anexo 2
do Regulamento de circuitos CIK/FIA.
12.2 –
Um briefing presencial será efectuado na pré-grelha no inicio da 1ª manga. Em
caso de existirem duas series será realizando um 2º briefing será efectuado na 2ª
e 3ª mangas.
ARTIGO
13: QUADRO OFICIAL DA PROVA13.1 –
Todas as eventuais comunicações do organizador ou do director de Prova, as
classificações, a definição das sessões/serie para os treinos cronometrados, o
horário de prova, as grelhas de partida para cada manga de qualificação, bem
como os documentos referidos na prova estarão afixadas no Quadro Oficial da
prova, instalado em local identificado no regulamento.
ARTIGO 14:CONTROLES ANTIDOPING E DE ALCOOLÉMIA14.1 -
Todos os intervenientes Concorrentes, Pilotos, Directores de Team, Assistentes
de Boxes, ao troféu estão sujeitos a verificações e sanções caso demonstrem o
uso de bebidas alcoólicas, igualmente outras substancias nocivas.
14.2 –
Poderão caso seja necessário ser encaminhados a um local escolhido pela
organização para efectuar testes.
14.3 -
Este item abrange também os membros da Organização.
NOTA:Não são permitidas bebidas alcoólicas junto das boxes dos concorrentes bem como
em área alguma do perímetro de organização.
ARTIGO 15:PRÉMIOS15.1 -
Serão atribuídos prémios de participação a um total de 20 concorrentes. Caso o
número seja superior a 20 os mesmos serão entregues aos 20 melhores
classificados. Excluem-se aqui os três primeiros classificados que serão
premiados.
O PRIMEIRO CLASSIFICADO ganhara a
quantia de 1500 usd mais Taça
O SEGUNDO CLASSIFICADO ganhara a
quantia de 1000 usd mais Taça
O TERCEIRO CLASSIFICADO ganha a quantia
de 500 usd mais Taça
15.2 - Haverá prémio de 100 usd para a
pole position,
15.3 - Todos os pilotos receberão um
Diploma de participação
15.4 - Todos os concorrentes receberão
um diploma de participação
15.5 - A melhor equipa classificada
receberá a quantia de 500 usd.
“
Entende-se por melhor equipa quando existam dois concorrentes do mesmo Team”.
ARTIGO 16:PUBLICIDADE16.1 -
Em caso de patrocinador exclusivo do Troféu
GRANDE PRÉMIO CIDADE DE BENGUELA,
toda a publicidade a volta da pista será exclusiva do mesmo. Excepção será dada
ás publicidades dos concorrentes nas suas BOXES.
NOTA: Todos
os concorrentes deverão afixar nos seus karts um autocolante do patrocinador
exclusivo, para a respectiva corrida.
ARTIGO 17:OMISSOS17.1 -
Qualquer alteração ao presente regulamento até a altura da Prova será feita
depois de previamente ratificada pela Direcção do KCB.
Todos os
casos omissos durante o decorrer da Prova serão resolvidos pelo Director de
Prova, com recurso se necessário ao uso do regulamento Geral KCB, e da FPAK.
Pelo KCB
Victor Manuel
M. F. Valente
(Presidente
de Direcção)