| História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) | |
|
+23João Ferreira Carlos Guerra ossos Ruy Turza zaza2001 carlos dias Carlos Mendonça VIC TEIXEIRA Márcio loucao_jr expresso X. wolf Kioko Cavaleiro do Asfalto José Carlos Madaleno Kelson Matias senhor_vx Milimetro Mouro-Mouro Karla mendes papabeer Armindo Sá Silva kadypress 27 participantes |
|
Autor | Mensagem |
---|
kadypress OffRoad 2 estrelas
Número de Mensagens : 134 Data de inscrição : 29/05/2009
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Sáb Jul 25, 2009 3:18 pm | |
| VI Grande Prémio de Angola de 1963 disputado em 06-10-1963Foto cedida por Oliva / Suécia
Tonio Hildebrand #5 em Lotus 23, bateu mas continuou a prova com a carenagem partida. Aqui estava prestes a ser dobrado pelo vencedor,#19 Hermann Müller em Porsche 718 RSK. | |
|
| |
kadypress OffRoad 2 estrelas
Número de Mensagens : 134 Idade : 66 Localisation : Lisboa Data de inscrição : 29/05/2009
| |
| |
kadypress OffRoad 2 estrelas
Número de Mensagens : 134 Idade : 66 Localisation : Lisboa Data de inscrição : 29/05/2009
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Sáb Jul 25, 2009 3:33 pm | |
| VI Grande Prémio de Angola de 1963 disputado em 06-10-1963Foto cedida por Oliva / Suécia#02 Brauces Niemann, Lotus 23 e "Remordu", Ferrari 250 GTO | |
|
| |
kadypress OffRoad 2 estrelas
Número de Mensagens : 134 Idade : 66 Localisation : Lisboa Data de inscrição : 29/05/2009
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Sáb Jul 25, 2009 3:43 pm | |
| VI Grande Prémio de Angola de 1963 disputado em 06-10-1963Foto cedida por Oliva / SuéciaO angolano Alvaro Lopes #4 (Maserati 300 S) matrícula AVN-04-44, muito aplaudido. | |
|
| |
kadypress OffRoad 2 estrelas
Número de Mensagens : 134 Idade : 66 Localisation : Lisboa Data de inscrição : 29/05/2009
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Sáb Jul 25, 2009 3:52 pm | |
| VI Grande Prémio de Angola de 1963 disputado em 06-10-1963Foto cedida por Oliva / SuéciaA Taça Cidade de Luanda'63 foi uma outra corrida, mais singela, mas disputada no mesmo programa desportivo que o GPA'63. Nesta foto estão visíveis na dianteira os dois Jaguar E type dos portugueses Mané Nogueira Pinto e Luis Fernandes.Ainda observável, entre outros, o Ferrari 250GT do ATCA - Automóvel Touring Clube de Angola (branco com lista negra), que foi tripulado pelos angolanos Flávio Santos e Bandeira Vieira.
| |
|
| |
kadypress OffRoad 2 estrelas
Número de Mensagens : 134 Idade : 66 Localisation : Lisboa Data de inscrição : 29/05/2009
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Sáb Jul 25, 2009 3:59 pm | |
| VI Grande Prémio de Angola de 1963 disputado em 06-10-1963
Classificação do VI Grande Prémio de Angola de 1963 e também da VI Taça Cidade de Luanda do mesmo ano. (onde se lê Nova Lisboa, deverá ler-se Luanda)
http://wsrp.ic.cz/nonchamp1963.html#62 | |
|
| |
Cavaleiro do Asfalto OffRoad 3 estrelas
Número de Mensagens : 2211 Idade : 59 Localisation : Luanda Data de inscrição : 24/11/2008
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Dom Jul 26, 2009 12:55 am | |
| Realmente, um trabalho excelente, Kadypress! Vamos continuar a aguardar por mais histórias do automobilismo angolano. | |
|
| |
Armindo Sá Silva OffRoad 3 estrelas
Número de Mensagens : 606 Idade : 60 Localisation : Macau Data de inscrição : 03/12/2008
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Seg Jul 27, 2009 9:03 am | |
| Kadypress, já lhe tinha dado os meus parabéns pela iniciativa. Aposto que a grande maioria dos membros nem imaginava a gloriosidade do automobilismo de Angola outrora. Hoje venho para lhe contar uma curiosidade. O Luís Sá Silva, que corre em Formula Renault 2.0 e assenta arraiais muitas vezes na Alemanha, disse-me que a dada altura, quando conversava sobre o automobilismo angolano, confrontado com o facto de ter de explicar o porquê da paixão pelo automobilismo em Angola, não foi de modas, abriu a página do forum e socorreu-se das suas fotos e relatos. Ora nem mais, ficaram pasmados, sendo certo que os mais antigos conheciam muitos dos nomes e máquinas que povoam os seus vários artigos. Como dizia o falecido Fernando Pessa: E esta heim! Aceite os meus cumprimentos. ______________ Armindo Sá Silva | |
|
| |
Kioko OffRoad 3 estrelas
Número de Mensagens : 586 Idade : 60 Data de inscrição : 08/07/2009
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Seg Jul 27, 2009 1:07 pm | |
| O Alfa T-33 do nosso mais Velho, Santos peras. | |
|
| |
Kioko OffRoad 3 estrelas
Número de Mensagens : 586 Idade : 60 Data de inscrição : 08/07/2009
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Seg Jul 27, 2009 1:12 pm | |
| O GT-40 de Emilio marta. | |
|
| |
Kioko OffRoad 3 estrelas
Número de Mensagens : 586 Idade : 60 Data de inscrição : 08/07/2009
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Seg Jul 27, 2009 1:17 pm | |
| Nota só agora reparei que no Alfa a base do desenho, está tambem com o nome do falecido Emilio Marta, Amigo Santos Peras as minhas desculpas, máis tarde verei se consigo alterar a imagem, se não colocarei outro. As minhas Desculpas.
Um Kandandu Kioko | |
|
| |
Kioko OffRoad 3 estrelas
Número de Mensagens : 586 Idade : 60 Data de inscrição : 08/07/2009
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Seg Jul 27, 2009 2:26 pm | |
| ALFA T-33 de Santos Peras | |
|
| |
Kioko OffRoad 3 estrelas
Número de Mensagens : 586 Idade : 60 Data de inscrição : 08/07/2009
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Seg Jul 27, 2009 2:30 pm | |
| O Ford Capri do Jorge Sá Silva. | |
|
| |
Kioko OffRoad 3 estrelas
Número de Mensagens : 586 Idade : 60 Data de inscrição : 08/07/2009
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Seg Jul 27, 2009 2:33 pm | |
| Sr.Administrador deste forum, agradecia de apagar por favor a 1ª imagem do Alfa T-3, pois a base da imagem tem o nome de Marta e não é verdade. As minhas desculpas Kioko | |
|
| |
kadypress OffRoad 2 estrelas
Número de Mensagens : 134 Idade : 66 Localisation : Lisboa Data de inscrição : 29/05/2009
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Sex Ago 14, 2009 12:15 am | |
| Amigos João Paiva, Armindo e Kioko, estou grato pela v/ participação e interesse neste tema. Amigo Kioko, parabéns pelos desenhos, que estão soberbos, apesar daquela troca de identidade, prontamente corrigida. Quando estiver com o mais velho Santos Pêras (o Sr António dos Santos) dê-lhe um abraço da minha parte. Diga-lhe que é do Kady que lhe ganhou avanço e venceu uma prova de karting nos Camarões, corria o ano de 1993, mais propriamente a 2 de Outubro. Ele , no fim, estava tão baralhado que pensava que era ele que tinha vencido. Se ele quiser dizer pode também perguntar-lhe como é que se protege um carburador duma potencial sabotagem durante a hora do almoço. PS:assim que puder, continuarei a postar fotos e factos do grande automobilismo angolano. | |
|
| |
X. wolf OffRoad 2 estrelas
Número de Mensagens : 329 Idade : 41 Localisation : Luanda/Angola Data de inscrição : 11/08/2009
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Dom Ago 16, 2009 4:37 pm | |
| Sr.Kadypress os meus parabens por trazer a este forum algo tao digno de ser lembrado e aplaudido. E que de algum modo isto possa contribuir para que as corridas internacionais voltem a este pais com a mesma força, mais uma vez os meus parabens por este trabalho tao bonito. Ja agora, gostaria de saber como se protege o carburador ? Por favor nao pare, continue a passar o seu conhecimento. Abraço | |
|
| |
expresso OffRoad 3 estrelas
Número de Mensagens : 521 Idade : 41 Data de inscrição : 07/07/2007
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Seg Ago 17, 2009 4:19 pm | |
| O Kady é uma biblioteca do nosso automobilismo!! É preciso dar valor a estes Cotas!!!
Uma das coisas maravilhosas que recebo em troca da minha participação no automobilismo é ir conhecendo estes verdadeiros senhores. | |
|
| |
Cavaleiro do Asfalto OffRoad 3 estrelas
Número de Mensagens : 2211 Idade : 59 Localisation : Luanda Data de inscrição : 24/11/2008
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Seg Ago 17, 2009 4:40 pm | |
| Paulo, quem corre por gosto, corre em troco de nada, mesmo, certo? Nada como a satisfação pessoal... Como dizes, conhecer estes Senhores com S grande é um bónus que todos temos que aproveitar e muito bem! | |
|
| |
expresso OffRoad 3 estrelas
Número de Mensagens : 521 Idade : 41 Data de inscrição : 07/07/2007
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Seg Ago 17, 2009 5:01 pm | |
| Cavaleiro,
De facto tens razão. É o bónus!! | |
|
| |
loucao_jr OffRoad 1 estrela
Número de Mensagens : 59 Idade : 41 Data de inscrição : 11/07/2007
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Ter Ago 18, 2009 1:54 am | |
| Boas Aqui vos deixo uma foto de outros tempos, o piloto é um amigo, o Manecas Pereira da Silva. Este foi o carro com que começou a dar nas vistas, depois correu com um Capri da Team Lis, Lotus Europa, com um March 74S, andou tambem pelos rallys com um Toy-Lotus, produto caseiro! Uma foto da Team Lis, retirada do Blog "Car Vice" ( pelo que dizem a foto está "espelhada") @braços | |
|
| |
Márcio OffRoad 3 estrelas
Número de Mensagens : 848 Idade : 46 Localisation : Angola - Luanda Data de inscrição : 09/07/2007
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Ter Ago 18, 2009 8:29 am | |
| Meu caro que pista foi ? Saudações Desportivas Márcio | |
|
| |
kadypress OffRoad 2 estrelas
Número de Mensagens : 134 Idade : 66 Localisation : Lisboa Data de inscrição : 29/05/2009
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Ter Ago 18, 2009 11:00 am | |
| X-Wolf, Expresso e Cavaleiro do Asfalto, grato pelas vossas palavras e entusiasmo. Isto está a animar. A resposta ao X-Wolf do truque do mais velho Santos Peras vai por pm
Quanto à foto do Team Lis que o Loução Jr aqui nos trouxe,ele tem razão em dizer que a foto está "espelhada". Posto aqui a mesma foto original onde pode ler-se Emílio Marta na torre de controle e deduzir que se trata do Autódromo de Benguela (respondendo à questão colocada pelo Márcio). Quanto à foto do Manecas Pereira da Silva no Ford Mustang deduzo que a foto seja de uma prova no Autódromo de Luanda (a foto é da Revista Equipa).
Última edição por kadypress em Ter Ago 18, 2009 11:32 am, editado 2 vez(es) | |
|
| |
kadypress OffRoad 2 estrelas
Número de Mensagens : 134 Idade : 66 Localisation : Lisboa Data de inscrição : 29/05/2009
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Ter Ago 18, 2009 11:26 am | |
| - kadypress escreveu:
- ...
Quanto à foto do Team Lis que o Loução Jr aqui nos trouxe...
... Ainda voltando à foto em questão tirada nos 500 Kms Internacionais de Benguela de 03-08-1974, trata-se (da esq para a dta) dos dois March 74S entregues a Larama e Helder de Sousa, depois um Capri 3.0 GT (creio que de Grupo 1, para o Manecas T Silva, segundo o Suzooki) e dos três Lotus Europa Special da Formula TCA que estavam entregues aos ditos Larama e Helder e também a Fernando Soeiro.
Última edição por kadypress em Ter Ago 18, 2009 3:00 pm, editado 3 vez(es) | |
|
| |
kadypress OffRoad 2 estrelas
Número de Mensagens : 134 Idade : 66 Localisation : Lisboa Data de inscrição : 29/05/2009
| Assunto: 500 Kms Internacionais de Benguela de 1974 Ter Ago 18, 2009 11:38 am | |
| 500 Kms Internacionais de Benguela de 1974 (a 03-08-1974 há 35 anos atrás ) selo evocativo da prova (cedido por Eduardo Ferreira)
Última edição por kadypress em Ter Ago 18, 2009 12:11 pm, editado 2 vez(es) | |
|
| |
kadypress OffRoad 2 estrelas
Número de Mensagens : 134 Idade : 66 Localisation : Lisboa Data de inscrição : 29/05/2009
| Assunto: 500 Kms Internacionais de Benguela de 1974 Ter Ago 18, 2009 11:58 am | |
| 500 Kms Internacionais de Benguela de 1974
Classificação da prova principal (protótipos)
1º Tony Birchenhough (GB)/Roger Heavens (GB)-Lola T294 Ford (127 voltas)
2º Nicha Cabral (P)/Teixeira da Silva(ANG) -Chevron B23 Ford (123 v)
3º Larama (ANG)/Roy Johnson (GB) -March 74 S Ford (120 v)
4º Herculano Areias (ANG)/E.Lopes de Almeida(ANG)-Porsche Carrera RS (118v)
5º Emílio Marta (ANG)/Cardoso Albernaz(ANG) -Ford GT 40 (116 v)
6º Tino Pereira (ANG)/NN (ANG) -De Tomaso Pantera GTS(116v)
PS: o Eng Eurico Lopes de Almeida (4º classificado), era o pai de dois pilotos angolanos da actualidade Eurico Lopes de Almeida (filho) e Tony Lopes de Almeida que tem participado em provas actuais com um Renault Clio RS.
Última edição por kadypress em Ter Ago 18, 2009 3:57 pm, editado 4 vez(es) | |
|
| |
kadypress OffRoad 2 estrelas
Número de Mensagens : 134 Idade : 66 Localisation : Lisboa Data de inscrição : 29/05/2009
| |
| |
X. wolf OffRoad 2 estrelas
Número de Mensagens : 329 Idade : 41 Localisation : Luanda/Angola Data de inscrição : 11/08/2009
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Ter Ago 18, 2009 2:07 pm | |
| Sr. Kadypress impressionante os seus conhecimentos,Continue Um abraço. | |
|
| |
kadypress OffRoad 2 estrelas
Número de Mensagens : 134 Idade : 66 Localisation : Lisboa Data de inscrição : 29/05/2009
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Qua Ago 19, 2009 10:03 am | |
| A propósito dos 500 Kms de 1974 (Benguela) e das 6H (Huambo) desse ano, deixo-vos aqui uma crónica do nosso correspondente do Brasil José Carlos Saiago Carol... "Ricardo, Fiz o box do meu amigo Tino Pereira nas duas provas. No treino das 6 horas apanhei o maior cagaço da minha vida que foi descer a Granja a quase 250. Durante os treinos o Tino entrou no box, fez-me sinal para entrar no carro e saiu para uma volta. Descer a Granja, de passageiro e com um V8 Ford empurrando atrás das costas, Granja abaixo, foi realmente fantástico, mas o pior foi a aproximação da Largo Vicente Ferreira. Aí foi o maior susto porque eu pensei que ele não conseguiria frear e que iríamos direto para o Samoco. Mas não, o carro freou muito bem e contornou o largo tranquilamente apesar dos pneus inadequados. A volta foi fantástica mas quando entrámos na Av. Norton de Matos fiz-lhe sinal para entrar nos boxes porque eu queria pular fora. Logo eu que nos tempos de estudante cansei de subir e descer a Granja a pé. Durante a corrida, verificou-se que o Pantera tinha uma autonomia muito inferior á do Carrera 2.7, ou seja, o Tino parou para abastecer com 75 minutos de prova, parou de novo após 2 horas e meia de prova e o Porsche nada de parar. Aí eu pensei que só havia uma maneira de ganhar do Porsche: era desclassificando-o através de um protesto. Como o regulamento dizia que cada piloto só podia pilotar um máximo de 3 horas seguidas, encaminhei-me para a torre de cronometragem para efetuar o protesto. E isto apesar de conhecer pessoalmente o Eng° Eurico desde os meus 9 anos e ele ser amigo do meu pai. Lá estava eu de cronómetro na mão quando de repente, em cima das 3 horas de prova, o Porsche entrou para abastecer e trocar de piloto. Excelente trabalho do Carlos Mangas. O De Tomaso Pantera foi muito bem projetado por uma equipa chefiada por Gianpaolo Dallara e era uma evolução do Mangusta. Digo pneus inadequados porque era equipado com pneus radiais Michelin XWX desenvolvidos pelo fabricante a partir do XVR especialmente para o Citroen SM e que eram os pneus que o Tino usava. O Waldemar Teixeira sempre usou pneus racing daí a diferença de tempos. A primeira vez que Tino conseguiu dispor de um jogo de pneus Racing usados, foi em Março de 1975 no Namibe e ganhou a prova. Nos 500 km de Benguela de 1974 um dos pilotos estrangeiros presentes rodeou o carro e perguntou-me "No racing tyres??" Carol"
...e ainda uma foto do Tino Pereira em prova (nas 6H do Huambo de 1974),no De Tomaso Pantera GTS que partilhou com Pamiés Teixeira, tendo como assistente de box o nosso amigo Carol e em que vai seguido (salvo erro, omissão ou sujeito a rectificaçao por pessoa mais abalizada ) , vai seguido, dizia eu, pelo Opel Commodore GS/E de Mabeco/Santos Pêras (que já, aparentemente, trazia sinais duma trolitada ) , pelo Alfa Romeo GTAm de Helenio Turilli/Fernando Soeiro e ainda pelo já propalado Porsche Carrera RS 2.7 do Eng Eurico Lopes de Almeida/Herculano Areias. foto cedida por Tony Almeida
| |
|
| |
Cavaleiro do Asfalto OffRoad 3 estrelas
Número de Mensagens : 2211 Idade : 59 Localisation : Luanda Data de inscrição : 24/11/2008
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Qua Ago 19, 2009 10:16 am | |
| Mais uma lição de História do Automobilismo Angolano, dada pelo Professor Kadypress... | |
|
| |
X. wolf OffRoad 2 estrelas
Número de Mensagens : 329 Idade : 41 Localisation : Luanda/Angola Data de inscrição : 11/08/2009
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Qua Ago 19, 2009 2:47 pm | |
| Sr. Kadypress PHD do automobilismo angolano. Abraço. | |
|
| |
kadypress OffRoad 2 estrelas
Número de Mensagens : 134 Idade : 66 Localisation : Lisboa Data de inscrição : 29/05/2009
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Qui Ago 20, 2009 10:48 am | |
| Grato a X Wolf e Cavaleiro do Asfalto. Quem sabe se poderemos um dia estar aí na "Ilha" , onde tantos pilotos estrangeiros e nacionais aceleraram, a beber umas Cucas fresquinhas ...ja aí estão dois irmãos meus...só falto eu e a vontade é muita;) Continuando nas 6 Horas Internacionais do Huambo de 1974 e citando o nosso amigo José Carlos Saiago Carol"...aqui podem ver-se os tais pneus radiais de Michelin. Na foto o Tino Pereira (ao lado do De Tomaso Pantera GTS), um dos irmãos Afonso (Stand Afonsos de Nova Lisboa que ficava pertinho do largo Vicente Ferreira) e eu á esquerda, cortado ao meio, estava usando fita isolante adesiva para escrever alguma coisa que o Tino se tinha esquecido (coisa de patrocínio). ... Um abraço Carol"
foto cedida por José Carlos Saiago Carol
Última edição por kadypress em Qui Ago 20, 2009 8:24 pm, editado 1 vez(es) | |
|
| |
kadypress OffRoad 2 estrelas
Número de Mensagens : 134 Idade : 66 Localisation : Lisboa Data de inscrição : 29/05/2009
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Qui Ago 20, 2009 11:02 am | |
| ...e a inda nas 6H Internacionais do Huambo de 1974, aqui vai uma reportagem com a classificação da prova e o triste episódio da queda da ponte pedonal. Embora seja um assunto que foi incómodo no passado - a queda da ponte pedonal, contudo, pelo interesse jornalístico que despertou na altura e ainda por todo o tempo passado (o tempo cura as feridas como diz o povo) volto ao tema através de um magnífico documentário, em suporte de papel, que me foi cedido pelo meu amigo Eng Jorge Costa Abrantes. Causa provável: Excesso de pessoas.(caso haja interesse poderei aumentar a imagem para melhor leitura )
Última edição por kadypress em Qui Ago 20, 2009 11:20 am, editado 2 vez(es) | |
|
| |
kadypress OffRoad 2 estrelas
Número de Mensagens : 134 Idade : 66 Localisation : Lisboa Data de inscrição : 29/05/2009
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Qui Ago 20, 2009 11:18 am | |
| 6H Internacionais do Huambo de 1974 o vídeo já conhecido... http://www.metacafe.com/watch/90584/a_spectator_bridge_collapses_angola/ ...o que valeu foi que ainda era a volta de apresentação, com o Alfa Romeo Spyder do director da prova - Armando de Lacerda - a travar aqueles bólides todos
Última edição por kadypress em Qui Ago 20, 2009 11:45 am, editado 3 vez(es) | |
|
| |
kadypress OffRoad 2 estrelas
Número de Mensagens : 134 Idade : 66 Localisation : Lisboa Data de inscrição : 29/05/2009
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Qui Ago 20, 2009 11:37 am | |
| Já que estamos numa de video e de recordações, não de saudosismo entenda-se (!!!), posto aqui um vídeo, já conhecido, que retrata o 2º período florescente (anos 70) do desporto motorizado em Angola (actualmente viver-se-é o 3º período florescente). O amigo Suzooki terá,neste vídeo, oportuinidade de ver o Manecas Pereira da Silva no Autódromo de Luanda, a acelerar o Ford Mustang que postou numa fotografia da Revista Equipa um pouco mais atrás. http://videos.sapo.pt/GlzORRiZMB6Z7RlQdoci | |
|
| |
kadypress OffRoad 2 estrelas
Número de Mensagens : 134 Idade : 66 Localisation : Lisboa Data de inscrição : 29/05/2009
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Ter Ago 25, 2009 9:42 pm | |
| Espectaculares realizações de miniaturas (realizadas pela GRIP) do BMW 2800 CS do Nicha(LF-X-15) com oferta limitada a 40 exemplares. Dá gosto olhar para isto: | |
|
| |
kadypress OffRoad 2 estrelas
Número de Mensagens : 134 Idade : 66 Localisation : Lisboa Data de inscrição : 29/05/2009
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Qua Ago 26, 2009 12:55 am | |
| ...ainda a Grip com o Porsche Carrera 6 que Américo Nunes levou ao pódio em Moçâmedes'73, hoje Namibe (a decoração base é a mesma) Circuito das Festas do Mar 1973 / Namibe - foto do arquivo de R Duarte / kadypress | |
|
| |
kadypress OffRoad 2 estrelas
Número de Mensagens : 134 Idade : 66 Localisation : Lisboa Data de inscrição : 29/05/2009
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Qua Ago 26, 2009 1:28 am | |
| | |
|
| |
Kioko OffRoad 3 estrelas
Número de Mensagens : 586 Idade : 60 Data de inscrição : 08/07/2009
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Qua Ago 26, 2009 4:09 pm | |
| Kadypress Os meus PARABÉNS simplesmente EXTRAORDINÁRIO. Saudações, temos algo em comum KIOKO | |
|
| |
kadypress OffRoad 2 estrelas
Número de Mensagens : 134 Idade : 66 Localisation : Lisboa Data de inscrição : 29/05/2009
| Assunto: I Grande Prémio de Angola - 1957 Sex Ago 28, 2009 11:06 pm | |
| Um grande abraço ao Kioko I Grande Prémio de Angola - 1957Momento do arranque (foto do arquivo de kadypress)Grid: #1 José Manuel Simões (P) - Porsche Spyder #8 Correia de Oliveira (P)- Porsche Spyder #20 Marinho de Lemos (P) - Porsche Spyder #15 Fergusson(ZA)- Austin Healey #16 Marques Pinto (Ang) - Alfa Romeo Veloce #10 Darville (Congo) - Triumph TR3 #11 Jennings (ZA) - Austin Healey #5 Moreira de Carvalho (Ang) - Austin Healey #4 Francisco Salgado (Ang) - Triumph TR3 #9 Luis Valentim (Ang) - Triumph TR3 #19 Emille Duray (Congo) - Porsche #12 Vasco Cardiga (Moç)- Austin Healey #6 Benjamim Rocha (Moç)- Triumph TR3 Não alinharam: #7 Zocolla (ZA)- MGA (acidentado nos treinos) #2 João Alves (Ang) - Jaguar XK140 C (não treinou) J C Manussis (Quénia) - Jaguar D (acidente em viagem) Alvaro Lopes (Ang) - Ferrari 2 litros (avaria nos treinos) Maximino Correia (Ang) - Ferrari 2.7 litros (avaria nos treinos) | |
|
| |
X. wolf OffRoad 2 estrelas
Número de Mensagens : 329 Idade : 41 Localisation : Luanda/Angola Data de inscrição : 11/08/2009
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Sáb Ago 29, 2009 3:43 pm | |
| espetacular. um mto obrigado por partilhar esta historia e que sirva de exemplo para os que batalham tdos os dias para que se volte a repetir isso e ainda melhor nas nossas pistas de hoje. Abraços . | |
|
| |
kadypress OffRoad 2 estrelas
Número de Mensagens : 134 Idade : 66 Localisation : Lisboa Data de inscrição : 29/05/2009
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Sáb Ago 29, 2009 7:15 pm | |
| Um abraço ao X-Wolf:cheers: I Grande Prémio de Angola - 1957fotos e comentários cedidos por Oliva/Suécia"Curva da Praia do Bispo; Darville e Jennings." oliva colocou esta imagem: "Jennings ficou hospitalizado uma semana em Luanda. (Sinto muito não saber quem é o autor destas imagens. Parece que foram publicadas na Revista de Angola)" oliva colocou esta imagem:
Última edição por kadypress em Sáb Ago 29, 2009 7:23 pm, editado 1 vez(es) | |
|
| |
kadypress OffRoad 2 estrelas
Número de Mensagens : 134 Idade : 66 Localisation : Lisboa Data de inscrição : 29/05/2009
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Sáb Ago 29, 2009 7:19 pm | |
| I Grande Prémio de Angola - 1957Oliva os meu parabéns por esta feliz sequência fotográfica desse infeliz acidente. Também não conheço o autor das fotos do acidente da Praia do Bispo, mas tenho informação que trabalhava para uma casa de fotografia luandense chamada "Luz do Passado", pois este título não me parece ser nome de gente. Quanto à mecânica do acidente em si parece-me normal » o carro subiu o lancil e como que uma parede de palha e voltou-se. O sul africano Jennings parece ter tido, ainda assim, muita sorte. Hoje estes carros correm com roll bar (que os desfeia muito , diga-se) e cinto de 4 apoios. Este, sem roll bar, se tivesse cintos era o fim do piloto. Relatam-me que o acidentado campeão sul africano - Jennings (Austin Healey) e o congolês Darville (Triumph TR3) já vinham "discutindo" a 5ª posição havia algum tempo. Os dois carros haviam passado colados por debaixo da ponte Diogo Cão indo Jennings muito ligeiramente adiantado. Darville tentou passar Jennings na curva da Praia do Bispo. Travou em cima da curva tentando fazê-la "à corda" e Jennings fazia-a por fora. O resultado foi o Austin Healey do sul-africano derrapar e subir o lancil e os fardos capotando. Jennings foi socorrido pelos fiscais de pista e teve muita sorte pois o seu carro (como o Triumph TR2 de Nicha Cabral em 1955, lembram-se) estava equipado com um tonneau metálico que evita a turbulência do ar mas torna-se muito perigoso em caso de acidente, como o presente.
Última edição por kadypress em Sáb Ago 29, 2009 7:34 pm, editado 2 vez(es) | |
|
| |
kadypress OffRoad 2 estrelas
Número de Mensagens : 134 Idade : 66 Localisation : Lisboa Data de inscrição : 29/05/2009
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Sáb Ago 29, 2009 7:20 pm | |
| I Grande Prémio de Angola - 1957 - Citação :
- Originalmente escrito por oliva
Jennings ficou hospitalizado uma semana em Luanda.
... Relatam-me que: A comitiva sul-africana foi bastante azarada nesta prova. Já se viu o que aconteceu a Jennings (Austin Healey) , o campeão sul-africano. Quanto a Fergusson (Austin Healey) ainda foi o que teve melhores momentos. Fez o quarto tempo dos treinos, chegou a andar em terceiro lugar, mas acabou por desistir à 33ª volta. Zocolla (MG-A) despistou-se nos treinos acabando por dar diversas cambalhotas. O piloto foi cuspido caindo inanimado. Socorrido de imediato por uma ambulância que se encontrava por perto, foi conduzido ao Hospital Central de Luanda onde se verificou ter apenas escoriações nos braços e pernas. Ainda tentou participar na prova mas as condições do MG-A não eram as suficientes. Teve de se contentar a assistir à prova da varanda do consulado do seu país em Luanda. Contudo, até á data do seu embarque para a Africa do Sul, Zocolla esteve internado na Casa de Saúde de Luanda em convalescença. | |
|
| |
Cavaleiro do Asfalto OffRoad 3 estrelas
Número de Mensagens : 2211 Idade : 59 Localisation : Luanda Data de inscrição : 24/11/2008
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Sáb Ago 29, 2009 10:33 pm | |
| Realmente, naquela época, eram os "gloriosos malucos nas suas máquinas voadoras", às vezes! E eu ainda me queixo da falta de segurança nos circuitos Angolanos actuais... | |
|
| |
papabeer Administrador
Número de Mensagens : 5646 Idade : 60 Localisation : Luanda - Angola Data de inscrição : 06/06/2007
| |
| |
papabeer Administrador
Número de Mensagens : 5646 Idade : 60 Localisation : Luanda - Angola Data de inscrição : 06/06/2007
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Seg Set 21, 2009 2:12 pm | |
| | |
|
| |
VIC TEIXEIRA OffRoad
Número de Mensagens : 35 Idade : 65 Localisation : LUANDA / LUBANGO Data de inscrição : 19/09/2009
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Seg Set 21, 2009 2:50 pm | |
| Obrigadao Papabear! Acho que muita malta, principalmente os jovens, pouco sabem de quem se trata Helder de Sousa. | |
|
| |
papabeer Administrador
Número de Mensagens : 5646 Idade : 60 Localisation : Luanda - Angola Data de inscrição : 06/06/2007
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Seg Set 21, 2009 3:30 pm | |
| podes escrever um pouco do seu historial no desporto automovel, para que quem não conheça fique a conhecer Acho que o proprio Helder de Sousa se inscreveu no forum, ou então eh alguem com o mesmo nome, não posso confirmar ainda. | |
|
| |
VIC TEIXEIRA OffRoad
Número de Mensagens : 35 Idade : 65 Localisation : LUANDA / LUBANGO Data de inscrição : 19/09/2009
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Seg Set 21, 2009 3:43 pm | |
| Se nao estou em erro e a mesma pessoa, portanto acho que se devia enviar uma mensagem privada para se tirar duvidas. Abraco | |
|
| |
Armindo Sá Silva OffRoad 3 estrelas
Número de Mensagens : 606 Idade : 60 Localisation : Macau Data de inscrição : 03/12/2008
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Seg Set 21, 2009 4:12 pm | |
| Sobre o Opel Manta amarelo do Senhor Helder de Sousa, encontrei este texto por ele escrito publicada em 30.12.06 e foi curioso saber que afinal de contas muitas pessoas, nao apenas eu, associam-no ao dito carro. Era lindo, nao se conseguia ficar indiferente a cor e aquelas curvas todos nos guardalamas. - Citação :
- O Manta amarelo
Muitos se recordam ainda deste Opel Manta com que eu corri em Angola. Era amarelo, elegante e muito barulhento. Não "andava" muito mas travava muito bem o que me permitia protagonizar algumas boas exibições, embora ele nunca me tivesse conseguido levar ao pódio da vitória. Mas, então, porque é que ele ficou assim tão marcado na memória de tantas pessoas que assistiram às corridas nos anos 70 em Angola e que ainda hoje me falam dele? Talvez por ser bonito, talvez por ser barulhento, talvez por, graças ao seu poder de travagem, me deixar acelerar uns metros mais antes das curvas, quando outros já estavam a travar!!!! O carro fora comprado pela Motorang (a empresa que representava a marca) em segunda mão na Alemanha, para promover a marca. Era um carro de ralis mas nunca fez nenhum pelas picadas angolanas. Só o asfalto foi o terreno dele nas pistas de Angola e, foi aí que ele fez frente a BMW's, Alfas e outras grandes vedetas das pistas. Exigente como um príncipe das passerelles asfaltadas, o Manta amarelo da Motorang tinha os seus caprichos de prima dona e não admitia maus tratos. Ele e eu como que tinhamos um acordo secreto: se não me tratares mal, eu ajudo-te. E foi assim durante duas épocas. Teve a sua hora de glória nas "6 horas de Nova Lisboa" em 1973. Chegou em 5º no final da prova e foi o primeiro turismo logo a seguir às bombas vindas da Inglaterra. Não rejeitou a presença do Henrique Cardão ao seu volante, junto comigo, na base do "amigo de meu amigo, meu amigo é". Um jornalista italiano, Giorgio Schön, comentava no final da corrida: esta prova é muito interessante, voltarei sempre, nem que seja para ver aquele Manta a descer a recta da Granja. Que melhor homenagem podia ser feita ao Manta amarelo da Motorang? Ah grande Manta que ainda hoje, ja la vao mais de trinta anos, continua a povoar o meu imaginario. Cumprimentos. Armindo Sa Silva | |
|
| |
VIC TEIXEIRA OffRoad
Número de Mensagens : 35 Idade : 65 Localisation : LUANDA / LUBANGO Data de inscrição : 19/09/2009
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) Seg Set 21, 2009 4:29 pm | |
| Papabeer, o Sr Helder de Sousa, comfirmou, e realmente a mesma pessoa, o homem do Lotus e do March 74s e tambem do Opel Manta | |
|
| |
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) | |
| |
|
| |
| História do Automobilismo Angolano (Velocidade e Ralis) | |
|