Angola OffRoad
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Angola OffRoad

Forum de Divulgação, Informação e Convivio
 
InícioPortalÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis

Ir para baixo 
+7
B4RR4CUD4
carlos pinheiro
ossos
Ren
Kupapata
papabeer
JColsoul
11 participantes
AutorMensagem
JColsoul
OffRoad 1 estrela
OffRoad 1 estrela
JColsoul


Número de Mensagens : 62
Idade : 43
Localisation : Luanda
Data de inscrição : 19/08/2008

Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Empty
MensagemAssunto: Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis   Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Icon_minitimeSeg Jul 19, 2010 5:26 pm

Boas Ilustres


Abro este tópico para esclarecemos alguns
mitos (que acabam por vezes em dúvidas) que já ouvimos por alto ou em conversas. Tudo
de formas a tornar os nossos conhecimentos mais sólidos. Como o mito é uma ideia
falsa, que distorce a realidade ou não corresponde a elapor vezes
pode nos levar a cometermos erros desnecessários.


Eu já muitas vezes ouvi quando queremos
ajudar alguém que tem o carro enterrado ou algo semelhante que é melhor
puxarmos de retaguarda porque esta tem mais torque (o que na gíria dizem
força), o que não corresponde a verdade pois é relativo isto depende da marca e
modelo do carro pois a uns com mais torque na primeira e outros na retaguarda.


Nos pneus por exemplo para muitos predomina
a ideia de que pneus mais largos são os ideais para andar na areia até certo
ponto não deixa de ser verdade, mas não basta só serem largos, pois para as
trilhas na areia, onde as condições de tracção são mais precárias, os melhores
pneus são os largos e lisos, com boa flutuação.


Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
papabeer
Administrador
Administrador
papabeer


Número de Mensagens : 5646
Idade : 60
Localisation : Luanda - Angola
Data de inscrição : 06/06/2007

Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Empty
MensagemAssunto: Re: Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis   Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Icon_minitimeTer Jul 20, 2010 10:57 am

Em relação aos pneus ah quem defenda que os Largos eh que são os ideais e outros defendem que os ideais são os penus estreitos.

As 2 versões são verdadeiras, existem varios factores que podem influenciar na utilização de pneus largos ou estreitos

Gostaria de ver aqui comentários sobre quem já usou pneus largos e estreitos e que diferenças sentiu.
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/paulo.arroteia
Kupapata
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
Kupapata


Número de Mensagens : 1215
Idade : 42
Localisation : Luanda - ANGOLA
Data de inscrição : 04/08/2009

Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Empty
MensagemAssunto: Re: Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis   Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Icon_minitimeTer Jul 20, 2010 11:40 am

Penso que os pneus largos têm maior aderencias na areia e lama, dao mais estabilidade no veiculo, etc .....mais em asfalto o estreito dão maior rendimento ao carro!!!
Ir para o topo Ir para baixo
papabeer
Administrador
Administrador
papabeer


Número de Mensagens : 5646
Idade : 60
Localisation : Luanda - Angola
Data de inscrição : 06/06/2007

Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Empty
MensagemAssunto: Re: Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis   Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Icon_minitimeTer Jul 20, 2010 2:59 pm

papabeer escreveu:
Em relação aos pneus ah quem defenda que os Largos eh que são os ideais e outros defendem que os ideais são os penus estreitos.

As 2 versões são verdadeiras, existem varios factores que podem influenciar na utilização de pneus largos ou estreitos

Gostaria de ver aqui comentários sobre quem já usou pneus largos e estreitos e que diferenças sentiu.

A opinião que pretendia era em relação ao uso de pneus largos ou estreitos na areia ....



Kupapata, nem sempre os pneus largos são o mais aconselhaveis para a areia, eu sempre usei largos, mas já ouvi comentarios que os estreitos andam muito bem na areia, era essa opinião que eu queria de quem já tenha usado os 2 tipos de pneus.

Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/paulo.arroteia
Ren
OffRoad
OffRoad
Ren


Número de Mensagens : 42
Idade : 44
Localisation : Benguela; Vila do Conde e Viseu (Portugal)
Data de inscrição : 24/07/2009

Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Empty
MensagemAssunto: Re: Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis   Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Icon_minitimeTer Jul 20, 2010 8:13 pm

Papabeer,

Se aplicarmos as regras da física, em iguais condições, o pneu estreito enterrar-se-á muito mais na areia que o pneu largo. Isto porque a superfície de contacto é menor no pneu estreito o que implica que a resistência oposta à areia é muito menor. A pegada é muito maior no pneu largo, tanto em largura com em comprimento, o que faz com que, do ponto de vista da física, flutue muito melhor e aguente com o peso do carro.
Ir para o topo Ir para baixo
ossos
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
ossos


Número de Mensagens : 1429
Idade : 39
Localisation : Luanda
Data de inscrição : 09/07/2007

Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Empty
MensagemAssunto: Re: Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis   Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Icon_minitimeQua Jul 21, 2010 12:16 pm

Boas!

Acho que já debatemos isto algumas vezes...
E continuo a bater na mesma tecla...isto tem mais haver com a altura do pneu do que propriamente com a largura!!!

Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Pneus10

Quanto mais o pneu vazio maior a superficie e contacto em termos de comprimento..."efeito lagarta"

E por experiência própria.... de HZJ76 e de L200 com pneus de origem....e vocês sabem quais....o resultado foi tão bom ou melhor do que grandes sapatas....o pneu largo tem mais superficie de contacto mas muito mais atrito em zona sem estrias...no pneu..

Fica aqui a minha deixa
Ir para o topo Ir para baixo
carlos pinheiro
OffRoad
OffRoad
carlos pinheiro


Número de Mensagens : 40
Idade : 44
Localisation : Luanda - Angola
Data de inscrição : 20/12/2007

Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Empty
MensagemAssunto: Re: Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis   Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Icon_minitimeQua Jul 21, 2010 6:35 pm

Ren, o ossos tem razão pois para a areia o melhor é baixa preção nos pneus e os pneus estreitos funcionão melhor quando tiverem a preção adquada, pois quem já não teve de meter peso nas carrinhas para desenterrar na areia, o pneu estreito acaba por concentrar o peso numa area menor, compactando mais a areia e melhorando o efeito lagarta do pneu.
Ir para o topo Ir para baixo
papabeer
Administrador
Administrador
papabeer


Número de Mensagens : 5646
Idade : 60
Localisation : Luanda - Angola
Data de inscrição : 06/06/2007

Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Empty
MensagemAssunto: Re: Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis   Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Icon_minitimeQua Jul 21, 2010 10:20 pm

Mas vamos lá tentar chegar a uma conclusão.

Para ir ao mussulo qual o melhor pneu ??

O pneu que o Toyota das Madres e os Defender trazem de origem, penso que o 215 ou o 265 ???

Já agora qual o aconselhado, pneu AT ou MUD ??

Opiniões

Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/paulo.arroteia
B4RR4CUD4
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas
B4RR4CUD4


Número de Mensagens : 384
Idade : 39
Data de inscrição : 08/07/2007

Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Empty
MensagemAssunto: Re: Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis   Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Icon_minitimeQua Jul 21, 2010 11:09 pm

Papabeer,

Pelo que sei, para areia o pneu MUD é péssimo.Não estou só a falar do pneu BF.Experiência de várias pessoas amigas (muito pessoal da caça, claro, com Defenders) - os pneus com trilhos que podemos considerar maioritariamente para uso em lama têM muito pouca tracção em areia fina - isto porque cavam muito, os gomos são muito altos.

No entanto, acho que para ir ao Mussulo qualquer pneu serve, desde que não tenha nenhum furo Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Icon_biggrin , e o "guiador" Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Icon_biggrin saiba que tem sempre de tirar ar - independentemente do carro (sim porque aquela do "o meu carro vai até ao Mussulo e eu nem tiro ar dos pneus"- é muito imponente, mas é esforçar o carro desnecessáriamente. - e também é até um dia lol.

O que o Ossos disse é verdade, embora não concorde que um pneu muito fino seja mais vantajoso que um largo.Tudo depende do carro em questão.Tem que haver um "compromisso" entre a largura e a altura do pneu.
Também acho que é importante a escolha do piso, porque também faz MUITA diferença.Lembro-me quando fomos á Carimba julgo que em 2003 - se ainda tivesse os pneus de origem na L200 acho que não conseguia descer aquela última ravina.
Antes de ter o Toyota tive uma Nissan AX, em que montei uns Goodyear Wrangler AT 265/75/R16, e a diferença foi muito pouca relativamente aos 255/70 que ela tinha montados .
Ir para o topo Ir para baixo
papabeer
Administrador
Administrador
papabeer


Número de Mensagens : 5646
Idade : 60
Localisation : Luanda - Angola
Data de inscrição : 06/06/2007

Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Empty
MensagemAssunto: Re: Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis   Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Icon_minitimeQua Jul 21, 2010 11:40 pm

OK, eis a minha opinião

Os pneus devem ser equilibrados na altura e largura, os pneus mais estreitos são mais rapidos, mas os mais largos são mais estaveis.

Na areia, os pneus mais largos tem vantagem, mas nunca com MUD, aí eu tenho esperiencia porque andei muito tempo com pneus MUD e na areia cavam muito.

O meu Toyota vinha com pneus de origem 235/85 e tive de trocar porque são desequilibrados na relação altura/largura

Penso que o melhor pneu para todo o tipo de terreno são uns 245/70 ou 265/75 dependendo do tipo de carro, um carro grande tipo o meu ficam bem os 265, mas nas pick-ups os 245 ficam ah medida, com trilhos AT

Ir para o topo Ir para baixo
https://www.facebook.com/paulo.arroteia
JColsoul
OffRoad 1 estrela
OffRoad 1 estrela
JColsoul


Número de Mensagens : 62
Idade : 43
Localisation : Luanda
Data de inscrição : 19/08/2008

Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Empty
MensagemAssunto: Re: Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis   Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Icon_minitimeQui Jul 22, 2010 10:37 am

Ilustre Papabeer
Concordo com o que dizes quanto aos pneus MUD tive a oprtunidade de comprovar esta teoria, eu com os pneus de fabrica da L200 uns Bridgestone - Dueler H/T - 265/70R16 e o meu amigo com uns MUD com a mesma referência o desempenho do meu carro era melhor que o dele na areia, mais em contra-partida nas trilhas e subidas íngremes de barro o carro dele comportava-se melhor ao ponto de por vezes ele subir com simplesmente 2H e eu tinha de recorrer ao 4h.

Eis as viaturas em questão, acho que dá para notar que a minha (a verde) esta a flutuar mais, se posso assim dizer que a outra.
Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis 05042010017
O meu pneu é similar a este:
Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Duelerht689lpg
E o do meu amigo a este:
Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Mudterrainlarge


Vi muitos jipes com pneus iguais a este no Dubai, são mais para o uso no deserto.
Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Carsclub26566577
Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Carsclub33214355
Moral da historia pneus com trilhos ou sulcos fundos são desaconselháveis para a areia.

Cumptos
Ir para o topo Ir para baixo
B4RR4CUD4
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas
B4RR4CUD4


Número de Mensagens : 384
Idade : 39
Data de inscrição : 08/07/2007

Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Empty
MensagemAssunto: Re: Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis   Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Icon_minitimeQui Jul 22, 2010 3:06 pm

Jcolsoul,

Na foto do post acima não se pode esquecer que o carro que vem atrás está em cima do trilho feito pelo carro que vem á frente - logo, aparenta estar mais "fundo"
No entanto concordo plenamente com essa teoria.
Ir para o topo Ir para baixo
Luis Lopes
OffRoad
OffRoad
Luis Lopes


Número de Mensagens : 12
Idade : 60
Localisation : Luanda !?!?!?
Data de inscrição : 23/07/2010

Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Empty
MensagemAssunto: Re: Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis   Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Icon_minitimeSáb Jul 24, 2010 6:54 pm

A minha experiência na areia diz-me que acima de tudo o importante é que sejam largos e fortes para aguentarem baixas pressões.
As diferenças entre pisos não me parecem ser assim tantas ... já estive no deserto com diversos veiculos e pneus MT´s e AT´s , e não encontrei grandes diferenças.
Acima de tudo, as técnicas de condução na areia são o fundamental, a escolha dos trilhos e os pézinhos suaves no acelerador

Saudações TT
LL

PS: a imagem mostra como dois jipes no deserto podem chocar ... ninguem podia reduzir o embalo ... e pumba !!!
Esta foto não mostra os pneus carecas e em péssimo estado que o jipe líbio tinha ... todas as teorias sobre pisos dos pneus foram por agua abaixo

Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Image-74-1
Ir para o topo Ir para baixo
Cavaleiro do Asfalto
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
Cavaleiro do Asfalto


Número de Mensagens : 2211
Idade : 59
Localisation : Luanda
Data de inscrição : 24/11/2008

Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Empty
MensagemAssunto: Re: Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis   Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Icon_minitimeSeg Jul 26, 2010 1:56 pm

A única coisa que sei é que na neve, deve-se usar pneus de bicicleta (quase!!!) nos carros...
Ir para o topo Ir para baixo
http://cavaleirosdoasfalto.planetaclix.pt/
PJHO
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas
PJHO


Número de Mensagens : 316
Idade : 47
Localisation : Luanda - Vila Alice (Angola) & Viseu (Portugal)
Data de inscrição : 23/01/2008

Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Empty
MensagemAssunto: A minha opinião   Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Icon_minitimeQua Jul 28, 2010 8:23 am

Para areia, pneu largo, liso e a baixíssma pressão.

Pneu estreito, menos superfície de contacto, maior a força exercida no solo por unidade de área (tensão ou pressão de contacto), logo enterra mais.
Física do 9.º ano.
Na altura havia um exercício giro que perguntava qual é que se enterrava mais: um elefante ou uma senhora magrinha de saltos altos... A senhora atascava...
Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Icon_wink

Se souberem a área de contacto do pneu e o peso que cada roda transmite ao solo (areia) as contas são fáceis de fazer.

Pressão (tensão de contacto no solo, neste caso) = Força (peso, neste caso) / Área (quanto menor for a pressão interior do pneu, maior a área).
Ir para o topo Ir para baixo
ossos
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
ossos


Número de Mensagens : 1429
Idade : 39
Localisation : Luanda
Data de inscrição : 09/07/2007

Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Empty
MensagemAssunto: Re: Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis   Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Icon_minitimeQua Jul 28, 2010 1:48 pm

Hum...

Continuo a achar que a história do melhor pneu para areia TER de ser largo, tem muito que se lhe diga!!!!

Já andei em vários cenários de areia, incluindo Mussulo, leitos de rios e deserto/dunas com um 7,50R16, ou seja, o pneu de origem do Land Cruiser 76 e não me comprometeu em nada!

Como tenho vindo a teimar, a minha teoria é que altura do pneu tem um papel mais preponderante do que própriamente a largura.
Não estou, de todo a pôr todas as outras opiniões, muito menos a formula lógica que o PJHO mencionou, em causa!

Mas veja-mos, baixar a pressão dos pneus o que é faz na prática!!?!?

Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Desenh10
Longitudinalmente aumenta a quantidade de trilho do pneu em contacto com o terreno, em particular agora, na areia.
Portanto, quanto mais alta a parede do pneu, maior é a distancia do chão á jante, consequentemente a possibilidade de meter trilho no chão!!

Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Desenh11



Devo-vos lembrar que o pneu mais indicado para areia, é o chamado pneu balão, que é enfiado em jantes bastante mais reduzidas e são de facto largueirões!!!! Tem apenas pequenos calços do pneus para fazer de grip!
Ir para o topo Ir para baixo
Sput
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
Sput


Número de Mensagens : 818
Idade : 44
Localisation : Talatona - Luanda
Data de inscrição : 29/06/2007

Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Empty
MensagemAssunto: Re: Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis   Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Icon_minitimeQui Jul 29, 2010 8:55 am

em 2004 eu fazia Luanda-Mussulo todas as sextas feiras durante o cacimbo com uma Nissan AX pneus de origem com um piso mais para asfalto que todo terreno. Aquilo era uma bóia autentica com 1.5 bar... e posso dizer que me dava ao luxo de manobrar no buraco, sair do trilho, ajudar amigos enterrados etc etc.

Concordo com o ossos, a altura do pneu ajuda muito.

Também já vi um X5 no mussulo a andar maravilhosamente (quando o trilho da contra costa era uma "autoestrada"), jante 18 salvo erro e 1 bar de pressão nos pneus.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.gesticom-lda.com
PJHO
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas
PJHO


Número de Mensagens : 316
Idade : 47
Localisation : Luanda - Vila Alice (Angola) & Viseu (Portugal)
Data de inscrição : 23/01/2008

Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Empty
MensagemAssunto: Re: Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis   Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Icon_minitimeQui Jul 29, 2010 9:51 am

Permitam-me acrescentar algo.
Para se poder chegar a uma conclusão, a única forma é comparar pelo menos o mesmo conjunto de pneu + jante idêntico montado em veículo idêntico ou muito semelhante.
Por exemplo, os meus 33"x 12.5R15 BFG MT montados no Patrol, não podem ser comparados a uns 265/70R16 Goodyear AT da Ford Ranger, em circunstância alguma.

A título de exemplo com os 33" posso baixar a pressão até 0,4 / 0,5 Bar e circular na areia como se fosse estrada. Com os 265/70R16 se o fizer o pneu "descola" da jante...

Experimentem no mesmo dia e à mesma hora circular com pressões diferentes. Vão reduzindo a pressão e vão constatar que à medida que esta baixa, se torna mais fácil circular na areia. Não se esqueçam de levar compressor para encher os pneus para a viagem de regresso, ok? Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Icon_lol


Sublinhei "mesma hora", porque se por exemplo andarem de manhã na areia vai ser mais fácil do que se andarem à tarde no pico do calor. A diferença de humidade, especialmente no tempo de cacimbo faz muita diferença. Já vi aqui em Angola pessoal passar de manhã na boa e à tarde atascar...
Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Icon_wink
Ir para o topo Ir para baixo
ossos
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
ossos


Número de Mensagens : 1429
Idade : 39
Localisation : Luanda
Data de inscrição : 09/07/2007

Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Empty
MensagemAssunto: Re: Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis   Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Icon_minitimeQui Jul 29, 2010 12:21 pm

PJHO,

Desculpa a minha ignorância..mas 33"x 12.5R15 BFG MT equivale a quê!?

E porque é que dizes que o 265/70R16 descola e o teu não!?
As resposta está na referência do teu pneu que eu não compreendo!?
Isto nas mesmas condições de pressão, hora do dia, etc etc certo!?



Depois desta conversa todo umas coisa vos digo..
Para o 4x4 ou se tem aptência ou não se tem! Isto é o tipo de coisas que se sente e entende com o comportamento do carro nas várias situações e se vai tirando ilações...não há cá manuais de instrução!!

Abraços
Ir para o topo Ir para baixo
PJHO
OffRoad 2 estrelas
OffRoad 2 estrelas
PJHO


Número de Mensagens : 316
Idade : 47
Localisation : Luanda - Vila Alice (Angola) & Viseu (Portugal)
Data de inscrição : 23/01/2008

Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Empty
MensagemAssunto: Re: Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis   Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Icon_minitimeQui Jul 29, 2010 1:06 pm

ossos escreveu:
PJHO,
Desculpa a minha ignorância..mas 33"x 12.5R15 BFG MT equivale a quê!?
Esta referência, toda ela em polegadas, advém sobretudo do material americano.
33" equivale à altura/diâmetro teórico do pneu (na prática é diferente porque há diferenças que têm que se encaixar em determinado intervalo de tolerâncias, senão havia medidas esquisitas como 33,05" ou 35,73").
(33 x 2,54 = 83,82 cm)
12,5" é a largura do pneu (12,5 x 2,54 = 31,75 cm)
15 é, obviamente o diâmetro da jante

Em termos de conversão para as medidas "europeias", podemos dizer que o 33"x12,5R15 equivale aproximadamente a um pneu 318/70 R15 (esta medida não existe comercialmente, ok?)

ossos escreveu:

E porque é que dizes que o 265/70R16 descola e o teu não!?
As resposta está na referência do teu pneu que eu não compreendo!?
Isto nas mesmas condições de pressão, hora do dia, etc etc certo!?
Comparando medidas:
Pneu A (33"x12.5R15)
Altura = 83,8 cm
Altura entre o solo e a jante = 22,9 cm
Largura = 31,75 cm (os tais 318 mm, com arredondamento)

Pneu B (265/70R16)
Altura = 75,2 cm (26,5x0,7x2 + 15x2,54)
Altura entre o solo e a jante = 22,9 cm
Largura = 26,5 cm

Logo à partida, o pneu A tem uma área de contacto muito maior, logo maior facilidade em rolar sobre areia.

Depois, o Pneu A em termos de construção e apesar de ser de "taco" (Mud Terrain) e isso não ajudar na areia porque "escava" muito, é completamente diferente, por ser muito reforçado e deformável, pelo que fica muito mais balão do que o Pneu B e consegue rolar-se com ele a muito baixas pressões, também devido ao seu tamanho e a uma maior largura de jante.

O Pneu A é muito mais deformável do que o Pneu B e por causa disso (e de outros factores anteriormente apontados) agarra-se melhor à jante e por isso não descola com tanta facilidade. Isto é se as restantes variáveis envolvidas forem idênticas para ambos os pneus, tais como a qualidade da borracha. O Pneu A é BFGoodrich e aquela borracha é do melhor que há... Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Icon_biggrin

ossos escreveu:

Depois desta conversa todo umas coisa vos digo..
Para
o 4x4 ou se tem aptência ou não se tem! Isto é o tipo de coisas que se
sente e entende com o comportamento do carro nas várias situações e se
vai tirando ilações...não há cá manuais de instrução!!

Abraços

Sim, há que saber qualquer coisinha, mas isso só vem com a experiência, e apesar de termos todos que ter umas noções de tudo, cada caso é um caso e estamos todos sujeitos a surpresas. Eu volta, meia volta, estou sempre a aprender com novas situações.
O melhor mesmo é experimentar...
Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Icon_wink
Ir para o topo Ir para baixo
ossos
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
ossos


Número de Mensagens : 1429
Idade : 39
Localisation : Luanda
Data de inscrição : 09/07/2007

Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Empty
MensagemAssunto: Re: Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis   Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Icon_minitimeSex Jul 30, 2010 9:17 am

Já estou elucidado!

De acordo com a "tradução das medidas" já consegui visualizar a dferença do pneu!!

Basicamente o teu pneu com 0,5 bares é "um soalho flutuante" ehehehehe, e esta hem!? Very Happy

Já estive próximo de ver grande estouro nas dunas do Iona....um LC a descer uma grandalhona e ao curvar o pneu descolou....
Ir para o topo Ir para baixo
JColsoul
OffRoad 1 estrela
OffRoad 1 estrela
JColsoul


Número de Mensagens : 62
Idade : 43
Localisation : Luanda
Data de inscrição : 19/08/2008

Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Empty
MensagemAssunto: Re: Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis   Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Icon_minitimeSex Jul 30, 2010 11:15 am

Boas Ilustres
O vídeo abaixo e a página da créditos ao que o Ossos mencionou em um dos seus comentários, que o efeito que pretendermos ao reduzir a pressão dos pneus não é aumentar a largura, mas sim “o efeito lagarta”
Peço desculpas por estar em inglês mais foi o vídeo e a página mais adequada ao tema que encontrei.




Fonte: www.4xforum.com
Vídeo link: https://www.youtube.com/watch?v=-9UNFgMXSYQ
Página link: http://www.4xforum.com/?showcontent&global[_id]=23 (faça copia do link completo incluindo o [id]=23)

Cmptos
Ir para o topo Ir para baixo
Cavaleiro do Asfalto
OffRoad 3 estrelas
OffRoad 3 estrelas
Cavaleiro do Asfalto


Número de Mensagens : 2211
Idade : 59
Localisation : Luanda
Data de inscrição : 24/11/2008

Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Empty
MensagemAssunto: Re: Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis   Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Icon_minitimeSex Jul 30, 2010 1:27 pm

Pedro, a diferença de preço entre os 2 pneus que indicaste também deve ser substancial, não?
Ir para o topo Ir para baixo
http://cavaleirosdoasfalto.planetaclix.pt/
Conteúdo patrocinado





Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Empty
MensagemAssunto: Re: Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis   Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Verdade ou Mito no Off-Road e no mundo dos automóveis
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Leilões online (Automóveis)
» Feira de Automoveis MotorsShow de 25 a 28 de Novembro 2010
» Historia sobre os simbolos das marcas de Automoveis
» O mundo do Futebol
» Buggys off road

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Angola OffRoad :: OFFROAD - CAMPISMO - VIAGENS - NATUREZA E PAISAGENS :: Conselhos, Dicas, Informação-
Ir para: